background img

Top 7: Cristianismo


Olá pessoa! Como estamos entrando na semana santa, nada mais coerente do que fazer um Top 7 sobre. Vamos, então, falar sobre as 7 religiões cristãs mais influentes do mundo.



7ª Lugar: Anglicâna

A religião Anglicana (epscopal) é natural da Inglaterra, nasceu com a reforma protestante, na idade média, quando o rei Henrique VIII separou o país Inglês da religião Católica Romana. O rei inglês queria separar-se de sua esposa, porém a religião Católica não permitia. Então ele aproveitou a reforma protestante e estabeleceu em seu império uma nova reliigião cristã, a Anglicâna. Mesmo não sendo tão diferente da Católica, a única diferença é que a pessoa pode casar-se mais de uma vez na igreja e o lidre maior da religião é o rei ou a rainha da Inglaterra.


6ª Lugar: Luterana

Tem como base a teoria e teologia de Martinho Luther, o alemão que deu origem a reforma protestante. O luteranismo não aceitava alguns dogmas que a igreja católica tinha na época da idade média, como a quantidade de santos, as indurgencias, a santa inquisição, o poder absoluto da igreja sobre a Bíblia Sagrada e a frase "Fora da Igreja Não Há Salvação!". Luther acredita que o Cristianismo se resume ao cristo e que  não há necessidade da quantidade de santos que a igreja impõe até hoje. A igreja Luterena crê na interceção da virgem Maria, porém não é uma religião de santos.

5ª Lugar: Testemunhas de Jeová

Essa reigião é conhecida çor seus estudos Bíblicos, faz parte das religiões protestantes, porém é distinta delas. São conhecidas, também, por conta da frase: "Ide, pregai o Evangelho a toda a Criatura!", indo de casa em casa falar dos seus dogmas e doutrinas. Diferente das demais religiões cristãs, eles não creem no Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo). Eles creem em um Deus uno (Jeová Deus). Seguem Jesus Cristo como o seu maior exemplo e creem que a salvação é só por ele, mas negam que Jesus seja Deus.

Quarto Lugar: Espiritismo (Kardecismo)


Criada pelo professor e cientista francês Rivail (Allan Kardec),  é a única religião cristã que crê na comunicação com os mortos e na reencarnação. A religião ficou mais conhecida quando imigrou para o Brasil e chegou no triangulo mineiro, onde o mundo conheceu o Chico Xavier.  Conhecida como a religião da caridade e da fé raciocinada. Eles creem que Cristo veio ao mundo para nos dar o exemplo de amor e compaixão. Creem, também, que "Fora da Caridade Não Há Salvação!". Há dois tipos de movimento espírita. O ortodoxo e o moderno. O moderno nasceu juntamente com o sincretismo brasileiro, onde o espiritsmo junta o crenças e dogmas de outras religiões, como o Catolicismo, ficando muito parecida com a religião Católica.


Terceiro Lugar: Protestantismo Pentecostal


Movimento começou no EUA, mas só ganhou força no Brasil, em 1910, qunado foi fundada a primeira igreja "Assembleia de Deus", no Belém do Pará. É o maior movimento protestante do mundo e conquistou as pessoas por maio de agregar e se achegar aos mais pobres, fazendo mulheres serem pregadoras. Coisa que a igreja Católica não permitia em seus templos. Chamou muito atenção por causa das manifestações, que chamam de "Batismo no Espírito Santo", por isso o nome Pentecostal. Hoje as denominações mais conhecidas por esse movimento é: "Igreja Pentecostal Assembléia de Deus", "Igreja Pentecostal Deus é Amor", "Igreja Pentecostal O Brasil Para Cristo" e "Igreja Pentecostal O Poder da Palavra".

Segundo lugar: Protestantismo Neopentecostal



Surgiu há quase 45 anos atrás, através do Missionário RR Soares do Bispo Edir Macedo. Religião que visa a prosperidade financeira. Eles praticam o exorcismo e acreditam na cura dos enfermos através da tal pratica exorcista. Vem crescendo a cada dia e chama atenção de seus simpatizantes e mebros pela prática de exorcismo. Creem que  "Jesus Cristo é o Senhor" (frase principal da igreja Universal). Suas igrejas mais conhecidas são: "Igreja Universal do Reino de Deus", Igreja Mundial do Poder de Deus", Igreja Internacional da Graça de Deus" e "Igreja Renascer em Cristo". São conhecidos por serem mais liberais e permitirem algumas coisas que as outras denominações protestantes não permitem, como o uso da calça em mulheres e permitem assistir televisão, além de que essa religião usa elementos da Umbanda em seus cultos, como a Rosa, o sal grosso, o banho de descarrego, entre outros.
Dentro do movimento, está surgindo o Neopentecostal Contemporaneo, onde marca a entrada dos homossexuais dentro da religião. A maior igreja representante desse novo movimento é: "Igreja Cristã Contemporanea"

Primeiro Lugar: Católica Apostólica Romana


A mãe de todas as religiões cristãs, A primeira, fundada pelo dicípulo e apostulo Pedro. Ela vem passando por várias transformações durante os séculos. É uma religião milenar, por conta disso seus lideres estão  reformando-a conforme os tempos. Na idade média foi responsável por matar milhões de pessoas com a chamada "Santa Inquisição". Após abolir a inquisição, apoiou a escravidão negra, mas foi a mesma religião que apoiou  a abolição da escravatura.
Por conta de uma enorme saída de fiéis para as outras religiões acima, houve a maior reforma católica, chamada de "Movimento Carismático", onde tem o Pa. Marcelo como representante maior do movimento. O movimento é uma mistura da igreja católica com o Protestantismo e o espiritismo. Eles trazem o batismo no espírito santo, as musicas, as curas e libertações e a caridade que a igreja não tinha. Assim conquistou, novamente seus fiéis. Alguns padre conhecidos por esse movimento são: Pa. Marcelo, Pa. Fabio de Mello, Pa. Reginaldo Manzotti, Pa. Zézinho e o Pa. Antônio Maria.


Obs: A religião umbandista também faz parte do cristianismo, pois por conta do sincretismo religioso aderiu alguns santos católicos em sua religião (Iemanjá: Nossa Senhora dos Navegantes, Exu: Santo Antônio, Eres: São Comem e São Damião, Ogum: São Jorge, entre outros). 

Terminamos dizendo que nessa Senama Santa, não importa que religião cristã você é, faça a sua parte  e reflita sobre o único motivo de todas essas religiões: Jesus Cristo! E lembrem-se, todas as religiões são certas, o homem que complica. Um grande abraço e até mais!





0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores