background img

Resenha: O chamado do Cuco



Blog: Estúdio Literário
Resenha: O chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith (JK Rowling)
Editora: Rocco
Ano de Lançamento (Brasil): 2013


Sinopse: Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supões-se que ela tenha cometido suicidio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso.

Strike é veterano de guerra - ferido física e psicologicamente - e sua vida é uma confusão. A investigação lhe da um salva-vidas financeiro, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no complexo mundo da jovem modele, mais sombrias ficam as coisas - e mais perto ele chega de um perigo terrível.

Uma mist´rio elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho - O chamado do Cuco é um livro extraordinário. Apresentando Cormoran Strike, esse é o primeiro romance policial de J.K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Robret Galbraith.


Olá pessoal, tudo certinho com vocês. Hoje vamos falar um pouquinho de O chamado do Cuco, da nossa querida J.K. Rowling.


Se não me engano O chamado do Cuco, foi o segundo livro que li no ano passado, logo depois de "Quando eu era Joe", que também tem a resenha aqui no blog. Vamos a história: O chamado do Cuco, narrará a investigação da morte de Lula Landry, uma modelo em ascenção de Londres com sua carreira prestes a decolar, para níveis internacionais. Enfim ela é encontrada morta, na neve, abaixo da sacada de seu apartamento. Até então a polícia julga que foi um suícidio bem sucedido, e descarta de vez a possibilidade de assassinato. A história começa com o irmão de Lula, indo procurar Cormoran strike, detetive particular, para investigar a morte da irmã, pois ele acreditava que a polícia se precipitou e que há um responsável/assassino para a morte. A príncipio Strike se recusa a investigar esse caso, já tendo a própria polícia concluído o caso. Porém com a insistencia de John Briston, irmão de Lula, e o oferecimento de grande pagamento, pela investigação, Strike, que estava com sérios problemas financeiros aceita, e inicia a investigação.

Em O chamado de Cuco, vemos a narração, peculiar, de JK Rowling, como os fãs da série Harry Potter e  Morte Súbita, estão acostumados a ler. Tendo a capacidade de ser transportado para uma Londres pouco conhecida, um lado da fama, raps, mulheres, baladas, pubs, etc. No decorrer da narração Strike entrevista inúmeras pessoas ligadas diretamente ou indiretamente a Lula, o que dá uma amplidade (não sei se está certo, rs) a obra. Temos a visão de vários personagens do que pode ter acontecido, e sua opinião de quem poderia ser o provavel assassino. Já que em cada uma dessas entrevistas, sempre aquele personagem indicava um outro, ou até outros provaveis assassinos, ou pelo menos pessoas que tenham algo a acrescentar para a investigação.

Falando em personagens temos de resaltar a capacidade de JK Rowling em criar personagens fortes, e cativantes que contribuiram grandemente para a narração. Não podemos esquecer de citar Robin Ellacott, sua contratada temporariamente como secretária de Strike, que com o passar da narrativa, além da personagem crescer durante todo o livro, vemos seu fascinio por esse mundo de investigação e detetives, e ela contribui grandemente para a conclusão do caso. Eu fiquei apaixonado pelo jeito de Robin, por seus ideais, pelo seu desejo principalmente de se provar, uma história paralela que teve um destaque muito merecido.

Não tenho muito mais a acrecentar a essa resenha, já leio romance policiais ha alguns anos, e O chamado do Cuco me chamou muita atenção, sua riqueza de persanagens, com muita personalidade, protagonistas fascinantes, e uma história arrebatadora, com um final surpreendente, que até conseguiu me emocionar com o final, não simplesmente o desfecho e conclução do caso, que me surpreendeu em algumas partes, mas com um pequeno texto nas linhas finais desse livro. O chamado do Cuco, indico a todos que gostem de literatura policial, e até aqueles que não tem o costume de ler esse gênero. Robert Galbraith me fez lembrar por que eu amo esse tipo de literatura.

Essa foi a resenha de hoje, pessoal. Espero que gostem. Até mais.     

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores