background img

LIVROxFILME: O lado bom da vida




LIVROxFILME: O lado bom da vida
Autor: Mathew Quick
Editora: Intrínseca
Lançamento (Brasil): 2012
Diretor: David O. Russel
Lançamento: 2013
Atores Príncipais: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Roberte De Niro.

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 aos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do qe o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficasse um "tempo separados".

Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentaruma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, esta determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Uma história comovente e encantadora, de um home que não desiste da fecilidade, do amor e de ter esperança.



Boa noite pessoal, tudo certinho??? Hoje vamos fazer um balanço do livro O lado bom da vida de Mathew Quick e sua adaptação as telonas.


Primeiramente tenho algo a dividir com vocês: Eu adorei o livro e odiei o filme.

Vamos começar pelo livro, a história conta a vida de Pat, no dia em que ele está saindo da instituição psiquiátrica, na qual passou alguns meses, assim que ele pensa. Conhecemos um homem por volta de seus trinta anos, que está separado e tem sérios problemas psicologicos, e uma conduta um tanto duvidosa. No livro Pat tem uma fixação por sua esposa Nikki, que a principio pensei ser algo de sua cabeça, mas com o termino da história sabemos que ele realmente existe, e o final é um poco previssível, em relação ao que aconteceu com ele antes do início da narrativa, e o motivo dele ser internado na clínica, e por ter de tomar remédios e consultas ao psicólogo. Ele tem um visão peculiar das coisas, e tenta sempre justificar suas atitudes a: Nikki vai gostar ou Nikki não vai gostar. Achei interessante a luta dele se tornar uma pessoa melhor com o tempo para reconquistar sua esposa, sempre pensando o que ela acharia de atitude A ou B, e também seus esforços físicos, na verdade a busca por um corpo perfeito. Eu também destaria na história o fato dele saber que ele é falho e cheios de defeitos e que para se aproximar de sua mulher ele tem de melhorar e rever sua vida e suas atitudes. Essa busca dele pela perfeição, mesmo que sendo para uma pessoa específica, me fascinou.

Aí temos a entrada de Tifany, uma personagem tão controversa, ou até mais do que Pat, tão doida que comparando-a a Pat, o faz parecer a pessoa mais sã do planeta, eu adorei a personagem e sua historia de vida também é muito linda, mesmo sendo um tanto maluca e muito problemática. A aproximação deles por muita insistência de Tifany é muito legal, e diferente do que eu tenha lido até hoje.

Não podemos nos esquecer de destacar os outros personagens e seu final lindo e muito emocionante. Eu simplesmente adorei o livro do inicio ao fim, estou doido para ler outras obras de Mathew Quick, espero que tenha sido tão boa quanto O lado bom da vida.

Vamos para o filme e meu descontentamento. Primeiro tenho de concordar que nenhum filme é 100% fiel ao livro, até tem filmes melhores que os livros, mas são casos raros, e mesmo essas exelêntes adaptações não tem todo o conteúdo de seus livros inspiradores, infelizmente.

Mas O lado bom da vida pecou em apenas uma questão: ROTEIRO.

O filme começou bem e até estava seguindo um ritmo legal, tranquilo e muito envolvente. A fotografia da adaptação foi muito bem feita, e a maior parte de sua trilha sonora também. Os atores foram perfeitos e suas versões dos personagens foram até certo ponto fiel a obra, com exceção, acredito do pai de Pat, que no livro ele era mais severo e menos simpatico do que no filme, mesmo Roberte De Niro, sendo um excelente ator, acredito que foi mais por erro da direção e dos roteiristas. Mais um deles.

Tenho de destacar que ouve coisas boas no filme, muito boas por sinal. Jennifer Lawrence foi perfeita, ela encarnou a Tifany por completo, estava linda e conseguiu achar o tom que a personagem exigia. Tenho de falar também de Bradley que foi perfeito como Pat, em todas as cenas, até nas mais difíceis que exigiam do ator muita concentração para interpretar os surtos de Pat.

Fui assistindo ao filme e ignorando as mudanças que foram feitas no decorrer da história, mas eles me mataram, enfiaram uma faca no meu coração e quase me mataram. Os roteirista ou o diretor ou seja quem tenha sido mudaram o final, trocaram a música que estava descrita no livro, e fizeram um final ridículo, acrescentaram personagens que nem sequer eram para está em determinadas cenas. Eles pegaram uma cena perfeita, linda e emocionante, e tranformaram numa piada, sem nexo algum. É claro que para quem não leu o livro, o filme foi lindo e perfeito em todas as cenas, principalmente em seu final, mas para quem que tenha lido o livro, provavelmente ficou tão revoltado quanto eu com seu final. 

Enfim, não tenho mais o que falar, já expressei minha opinião, alguns vão concordar, outros talvez não. Mas fica a dica, a você que viu o filme, e queira uma leitura maravilhosa, está a dica. E a você que leu o livro e quer se decepcionar assim como me decepcionei assistam ao filme.

Esse foi mais um LIVROxFILME, espero que gostaram. Não esqueçam de deixar seu comentário e se increverem aqui no blog e curtirem nossa página no facebook. Até mais. 



0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores