background img

Papo de Quarta – Decepções nas séries de TV




Decepções nas séries de TV


Desde que fui convidado a postar no blog, mudei de ideia várias vezes sobre o que falar neste primeiro post. Foi complicado, mas enfim consegui escolher um assunto que é quase um desabafo sobre minhas insatisfações como um espectador de grandes séries de TV. Espero que gostem, e que meus comentários acabem gerando boas e saudáveis discussões sobre o assunto.

Todos nós sabemos que quando algo faz sucesso na TV – e nos cinemas também – os responsáveis pelo show, programa ou novela, tendem a aumentar a sua vida útil. E isso acaba prolongando não apenas os pontos positivos da série – que é sobre o que falarei hoje – mas também os negativos, e muitas vezes, o segundo caso supera o primeiro e o que fica para os fãs que acompanham tudo desde o começo é só a decepção.


Com isso, eu fiz uma pequena lista de séries que a partir de certo tempo – suas quartas temporadas – começaram a perder a força, tornando-se assim, apenas uma garoa do que já foram algum dia.

- Glee -



Tenho de confessar que é muito doloroso falar sobre essa série, porque ela já foi uma das minhas favoritas. Para quem não sabe, a dramédia mostra o dia a dia e os dramas de estudantes da William McKinley High School, que por meio da música começam a se tornar amigos. Qualquer série que retrata – com o mínimo de inteligência e bom humor possível – as minorias, ganham o meu respeito. Junto a isso, temos músicas, performances musicais e comedia, foi impossível eu não ficar apaixonado pela série.

Entre jovens foi um sucesso só, tanto que o elenco principal fez uma turnê encarnando seus personagens da série, um desses shows rendeu até mesmo um DVD que eu particularmente adoro. A primeira temporada foi boa, a segunda, melhor ainda, e a terceira me deixou extasiado, mas eis que a quarta temporada – eles não podiam para no auge não é? – se inicia e logo de cara vejo que tudo perdeu a força. As novas histórias dos novos personagens não eram tão interessantes, os desenrolares foram ficando monótonos e previsíveis, o humor foi se tornando algo batido e até mesmo os atores que eu mais gostava foram perdendo a força.

A quarta temporada foi marcada por mudanças, e foram elas que acabaram fazendo o show cair muito na audiência. Em minha opinião, a terceira temporada foi o momento perfeito para um encerramento, tudo teria acabado no auge, e deixado mais um gostinho de quero mais, do que o alívio que eu sinto em saber que enfim Glee acabará na sexta temporada daqui a alguns dias. Não vou nem entrar no assunto da morte de um dos atores mais importantes, só vale ressaltar que depois disso, a série morreu de vez.

- The Vampire Dieries -



A série sobre vampiros mais amada na atualidade. O fato de uma jovem adolescente se apaixonar por um vampiro, e depois pelo cunhado também vampiro, rendeu, além de um triângulo amoroso chato, muitos fãs para The Vampire Diaries. Não me levem a mal, eu já amei a série, suspirei pelo Stefan, quis matar o Damon, amei a Katherine, me indignei com o Klaus e ODIEI a Elena. O show, em suas três primeiras temporadas, foi recheado de muitos mistérios, suspenses e até mesmo de rumos imprevisíveis. Se havia algo que me fazia ver cada episódio sem piscar, era o fato de que tudo poderia acontecer a qualquer um.

Os vilões eram maravilhosos, os novos personagens misteriosos, e as mortes cortavam meu coração. Até que um dia a série começou a pisar na bola trazendo os mortos de volta a vida, quebrando regras de sua própria mitologia, e fazendo questão de focar no drama desnecessário do triângulo amoroso principal. Isso tudo culminou na previsibilidade. Todos que acompanhavam a série desde o início já sabia o que iria acontecer antes de acontecer. Já sabiam que um personagem morrer, não era realmente sua morte. Depois que a família Original ganhou sua série então, nunca outro vilão conseguiu nos convencer e encantar de verdade – menos o Kai que está divando na sexta temporada.

E sim, para mim The Vampire Diaries começou a decair a partir da quarta temporada. Não perdeu toda a força ali, mas foi o início. Eu preferia muito mais que aquele último episodio da terceira temporada tivesse trazido um final digno para todos os personagens, do que ter de assistir Stefan ficando com Caroline por pena, e os roteiristas destruindo cada vez mais a própria mitologia que criaram.

- Revenge -



Foi amor à primeira vista, ou como gosto de dizer, amor à primeira assistida. Assim que vi o piloto de Revenge, eu soube que nascia ali minha nova fascinação, ali estava a minha nova série preferida. E quem não gosta de uma boa história de vingança? Uma inteligente, com tramas bem construídas e uma protagonista forte e disposta à tudo?

Assisti a primeira temporada sedento, cada episódio era um mar de sensações e surpresas, nunca antes uma série conseguiu me surpreender tanto a cada cena, a cada revelação. Mike Kelley – o criador – me fez admirá-lo por fazer algo tão primoroso. A segunda temporada foi ainda melhor, principalmente porque imaginei que depois de tudo que vi na anterior, nada mais poderia me surpreender. Doce ilusão. A série tomou caminhos ainda mais sombrios e nenhum pouco previsíveis, e esses fatores me deixaram ainda mais satisfeito.

Mas eis que vem o anuncio de que o criador estava deixando Revenge e Sunil Nayar seria o novo showrunner. Imaginei que a terceira temporada seria uma decadência, mas não foi, Sunil parecia querer manter o fogo vivo na série, e criou uma temporada cheia de novas aventuras – e mortes – surpreendentes. Mas Revenge é sucesso, eles não acabariam com a série tão cedo, por isso renovaram para a quarta temporada, o que nos fez ficar imaginando qual seria um gancho bom o suficiente para nos manter interessados. Bem, isso não aconteceu.

Após os últimos segundos do episódio 22 da terceira temporada, ficou claro que Sunil é alguém perturbado e que decidiu transformar Revenge e circo. Como alguém que construiu uma temporada tão boa, e um episódio tão maravilhoso – porque o episódio 22 é maravilhoso com exceção dos últimos segundos – pode brincar assim com os fãs? Mas ele brincou, e o resultado é uma quarta temporada fraca, sem um vilão que faça as coisas nos Hamptons sacudirem e com alianças decepcionantes. É claro que ela ainda está na metade, mas depois do último gancho usado, provavelmente no final da série veremos Emily e Victoria fazendo trancinha uma na outra.



É isso pessoal, essas são as três séries que em minha opinião, decaíram drasticamente a partir de suas quartas temporadas. E vocês? Concordam? Discordam? Acompanham outras séries que também decaíram muito a partir de certo tempo? Deixe nos comentários as opiniões de vocês e até a próxima. 

;)
Elder Koldney

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores