background img

LIVROxFILME: DIVERGENTE



LIVROxFILME: DIVERGENTE



LIVROxFILME: Divergente
Autora: Voronica Roth
Editora: Rocco (selo: Jovens Leitores)
Lançamento (Brasil): 2011
Diretor: Neil Burger
Lançamento: 2014
Autores Principais: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winlet e Ansel Elgort.

Sinopse: Nesta versão futurista da cidade de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisãp é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é - não pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma.

Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos - e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende de que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama... ou destruí-la.

A autora estreante Veronica Roth explodiu na cena literária com o primeiro livro da série DIVERGENTE - uma distopia cheia de decisões eletrizantes, traições devastadoras, consequências espetaculares e um romance inesperado.


Olá pessoal... Tudo certinho com vocês? Preparados para mais um LIVROxFILME...

O escolhido de hoje é divergente que conta a história de Beatrice, que está prestes a fazer a escolha por sua facção, e ela está entre o dilema de escolher a facção de sua família (Abnegação) ou escolher a facção que mais te fascina. Então chegou o dia do teste, para saber qual facção realmente ela pertence, e a primeira grande surpresa da história acontece. Seu texte deu inconclusivo, o que ela soube na mesma hora que só acontecia com os divergentes, e ela não sabia o que é ser divergente, porem a sua aplicadora do teste, garantiu que se alguém soubesse da sua real situação ela seria morta, amendrontada ela volta para casa, e sem saber o que signifacava ser divergente ela escolhe a Aúdacia, surpreendendo até mesmo ela, por sua escolha nos últimos segundos.

A narração do livro é em primeira pessoa, narrado completamente na visão de Beatrice/Tris, a história é contada de uma maneira gostosa de ser ler, sem presa, e tem presonagens cativantes como seu irmão Caleb, sua amiga Cristina e claro Quatro. Quatro é aquele cara durão e um tanto ignorante, porém mesmo com uma parede invisível imposta por ele Tris sente-se completamente atraída pelo seu jeito inigmático. Entre a tortura que é a iniciação da audácia, sua aproximação de Quatro, Tris evolui e cresce ao longo da história, tendo de enfrentar uma tentativa de assassinato por até então um dos seus melhores amigos.

O término do livro é brilhante e não achei nenhum furo na história inicial, enetrizante, surpreendente e completamente enovador, desde o ambiente, até a protagonista e a antagonista, além de outros personagens principalmente quatro e Peter. Um grande livro para se iniciar uma história. Falando sobre escolhas, sobre comportamento humeno e reações sobre diferços tipos de situações.

Agora vamos falar do filme, começando pelos atores: ESCOLHAS PERFEITAS.
  
Shailene, Theo e Kate foram perfeitos para seus papeis, quando li o livro já tinha visto o filme no cinema, e assim que terminei de assistir Divergente sabia que iria gostar do livro, no geral foi uma adaptação boa, não as melhores, acho que o filme peca no roteiro e na direção o geral. O inicio do filme é muito bom, Shailene e Anzel que interpretam Beatrice e Caleb se encaixaram perfeitamente aos papéis e por isso tivermos um bom início. Achei o filme um pouco corrido e cortaram algumas cenas e modificaram outras, mesmo não atrapalhando o entendimento de quem, por exemplo, não tenha lido o livro naquela época. O romance do filme entre Quatro e Tris achei muito fraco, por causa desses cortes e mudanças, no livrom a história é contada de uma forma mais lenta e envolvente.

A trilha sonora do filme foi muito boa, e o cenário e fotografia foram estraordinária, pensaram em cada detalhe desde os grandes cenários até o figurino, que é uma caracteristica marcante das facções. No geral a adaptação de Divergente é boa, não posso falar que é uma das melhores, mas é um bom filme, tanto para quem leu ou não leu o livro. Indico os dois, começando tanto por um quanto por outro, essa história é uma distopia que verdadeiramente vale a pena.

E esse foi o LIVROxFILME de hoje, falamos de Divergente, que é o primeiro livro da saga Divergente, esse mês teremos o segundo filme da série Insurgente, já li o livro e esperarei o filme para fazemos outro LIVROxFILME. Obrigado a todos, não esqueçam de se inscreverem no blog, curtirem a página do facebook. Até mais!

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Amo a serie Divergente! Sua historia é das mais interessantes! Eu gosto muito das adaptações dos livros. É excelente que não deixem a historia no livro e a adaptem ao filme. Eu concordo, a escolha de elenco foi excelente. Eu amei ver Naomi Watts e Kate Winslet. Para mim é um dos melhores trabalhos da Naomi Watts filmografía. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores