background img

Resenha: Minha metade silenciosa





Blog: Estúdio Literário
Resenha: Minha metade silenciosa
Autor: Andrew Smith
Editora: Gutenberg
Ano de lançamento (Brasil): 2014

Sinopse: Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullyng mesmo porque é "deformado", já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten o defende em qualquer situação, porém mesmo juntos conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar dificudades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto - com o agravante de se achar uma aberração -, o garoto tem na amizade e o apoio do irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.

Um dia, porém um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nuca se sentirá completo novamente. A busca se teanforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimenro, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas. Com um texto emocionante, personagens tocantes e situações realistas, não há como não se identificar e se envolver com este poético livro.

Olá pessoal, tudo certinho?? Hoje vamos falar um pouquinho do livro Minha metade silenciosa do autor Andrew Smith, espero que gostem... rs  



Minha metade silenciosa contará a história de Stark ou como é chamado de Palito, que é um adolescente um pouco diferente dos outros por ter apenas uma orelha, e quando digo ter apenas uma é na verdade uma só, sem nem ao menos ter a saída do ouvido no lado direito. Mas a questão dele possuir apenas uma orelha no decorrer da história se torna apenas um detalhe para a riqueza e profundidade do texto. Logo no início do livro somos apresentados ao Bosten que é irmão mais velho de Palito, aquele tipo de irmão protetor e carinhoso, e muito amigo, a relação entre eles dois foi muito bem escrita e muito linda na verdade. Já que ambos sofrem diversos abusos dos pais, surram e regras muitas das vezes sem sentido.

Pelo que me pareceu a narração não é no presente, a história se passa há pelos menos duas décadas atrás, não é mensionado em nenhum momento mais temos algumas referencias como toca-fitas e a falta de outras como celular, internet, computadores, etc. Mas mesmo sendo em outra época não temos diferença alguma da narração, e no entendimento da história. Esse livro foi muito bem escrito, e tem uma narração completamente fácil, tanto que terminei de ler em apenas um dia.

A diagramação dele é muito diferente do que um livro nomal, e é espetacular, na minha opinião nunca vi um livro tão bem diagramado do que Minha metade silenciosa, com várias sacadas fazendo referência ao fato de Starke possuir apenas uma orelha e só ouvir por um lado. Por exemplo quando tem diálogos em que Palito não ouve muito bem, temos um afastamento das palavras maior do que normamelte, por exemplo:

"- Precisa de              ajuda?  - disse Bosten, encostado na porta do meu quarto."  

Em outras palavras, nós lemos da mesma forta que Palito ouve, nas primeiras páginas até podemos estranhar as distâncias excessivas, mas no decorrer do livro nem ligamos mais para a diferença. Outra tacadas muito legal são as orelhas do livro, na verdade a orelha, que só possui uma, assim como Palito, normalmente os livro tem as duas orelhas ou nenhuma e nesse livro temos apenas uma, achei isso genial.

Também temos referências também daquele ditado que as palavras entram em um ouvido e sai pelo outro, no caso dele, as palavras entram e não saem, por não ter outra saída e ficam dentro de sua cabeça, tentando achar um cheito de sair, no caso dele elas entram e ficam, e no caso dessas palavras e pensamentos, também tem uma diagramação diferente, tento o texto alinhado a direita, por exemplo:

"Com certeza ele sentia muito."

Essa diagramação, que provavelmente foi ideia do ator em conjunto com o diagramador do livro foi perfeita e gostei muito da diagramação e de como essas partes contruiburam para a história.

Tenho que destacar os personagens que vão aparecendo no decorrer da história, que foram muito bem construídos, mas trenho que falar de dois em especial, o próprio Stark, que era um adolescente de 13 anos, iniciando sua "vida sexual", se excitanto em momentos impróprios e com pessoas impróprias, me fizeram rir e deu uma autenticidade ao texto. E temos Bosten, o irmão mais velho, super legal, descolado, animado e forte, o irmão que todo garoto poderia querer, que passou por mais barras do que qualquer outra pessoa, e com segredos que não pode revelar a ninguém, ele muitas das vezes robou completamente a cena, super inspirador e apaixonante.

A história de Palito e Bosten retratam diversos temas, como violência famíliar, bulling, drogas, leves médias e pesadas, abuso sexual, homossexualidade, e coisas boas como primeira paixão, despertamento para a vida adulta e mais responsavel e o amor entre os irmãos que mesmo suportanto vários fatores se basearam no amor que um sentia pelo outro e conseguiram se afastar dos fantasmas que assombravam toda sua vida, e assim se ver livres.

Acho que já falei muito, rs. Mas não dei nenhum spoler, eu acho, rs. Eu gostei muito do livro e da história, com certeza esse foi o melhor livro que li esse ano, já estava em minha lista para ler desde o ano passado, mas somente agora que consegui pegar pegar esse livro para ler, tenho que falar que eu esperava um pouquinho mais do final, eu gostei dele, mas ach que faltou alguns detalhes, uma conclussão para os personagens não só os principais, mas os secundários também. Mas eu indico muito essa leitura. Uma leitura tranquila, simples, mesmo sendo um livro de 300 páginas, eu li em algumas horas, pelo fato de ser envolvente, pelos personagens, pela a história. Enfim indico muito esse livro, e acho que não irão se arrepender de jeito nenhum dele.

E essa é mais uma resenha, espero que gostem do livro quando tiverem oportunidade para ler.
Obrigado e até a próxima...    






0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores