background img

Momento Nona Arte: Superman - As Quatro Estações


Saudações, meus caros! Como vocês estão? Cá estou novamente, pronto pra fazer aquela recomendação marota do fim de semana. E pra não deixar a peteca, resolvi falar do meu super-herói favorito, o maior de todos: Super-Homem!!

Muitos não veem graça no Homem de Aço, por acharem ele poderoso demais e antiquado, mas muitos não percebem o simbolismo por trás dele, o que ele realmente representa. Ele é meu herói favorito justamente por isso, por representar o melhor de nós, a esperança de um mundo melhor, de que o bem possa vencer no final.

Mas não adianta ficar só no Super sem falar do Homem. E é aí que entra essa minissérie.


Superman - As Quatro Estações foi feito pela dupla premiada de Jeph Loeb e Tim Sale. Ambos são muito conhecidos pelos seus trabalhos com Batman, o que inclui O Longo Halloween e Vitória Sombria, e suas séries baseadas em cores com diversos personagens da Marvel. Assim como todas essas séries, o objetivo de Quatro Estações é fornecer um insight sobre o herói nos seus primeiros anos de carreira.

Só que, no caso de Kal-El, ao invés dele narrar sua própria história, ela é contada do ponto de vista de outros personagens, seu elenco de apoio. Cada um deles igualmente fundamental na sua formação como pessoa e como herói.

 
O primeiro livro, Primavera, é narrado pelo pai de Clark, Jonathan Kent, e é sobre como o jovem Kent acabou despertando e correndo atrás de seu destino. O segundo livro, Verão, é narrado por Lois Lane, e é sobre como a chegada do escoteiro azulado e como a ideia de alguém como ele existir, acabou mudando um pouco seu ponto de vista sobre o mundo. O terceiro livro, Outono, é narrado por Lex Luthor, e é sobre a relação entre ele e a cidade de Metrópolis e como o Homem do Amanhã mudou isso. E o quarto livro, Inverno, é narrado por Lana Lang, e mostra como a amizade entre eles ajudou Clark a conciliar ambas as suas identidades.

A narrativa dos livros é muito fluída, você se sente mais do que um espectador, e sim como o narrador. É muito bom acompanhar a evolução de homem pra herói dessa forma, e a arte espetacular de Tim Sale só torna tudo melhor. É sucinta mas detalhada do jeito certo.


Se você é um fanboy do azulão, assim como eu, você tem a obrigação de ter essa minissérie na sua coleção. E se você nem é tão fã assim, dê uma chance a esse trabalho primoroso, quem sabe você acabe mudando de opinião e pare de viajar na internet sobre o quanto o Batman é mais legal e como ele poderia matar o Superman com o devido preparo.

Ah, e só pra deixar claro, não tenho o costume de dar notas pra nada. Afinal, avaliações são sempre algo pessoal, e sempre vai haver alguém discordando de mim. Então prefiro apenas falar o que eu penso e deixar vocês correrem atrás e montarem suas opiniões por conta própria.

Por hoje é só, pessoal!

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores