background img

Entrevista:Escritor Roberto Camilotti

Olá  pessoal! Hoje iremos ler a entrevista do escritor Roberto Camilotti. Escritor do livro "A Menina de Gabrovo". Confira!




Roberto Camilotti tem 28 anos, é do signo de gêmeos. Escritor natural do estado de São Paulo, da cidade de Pedreira. Escreveu o livro "A Menina de Gaabrovo", lançado pela editora Multifoco. Apaixonado pelo que faz. Procura ser bem eclético e costuma deixar a literatura surpreende-lo. Essas são algumas das caracteristicas do nosso escritor  entrevistado de hoje!


Beto: Olá Roberto. É um prazer poder lhe entrevistar!
Roberto: Olá, o prazer é meu.

Beto: De onde veio a vontade se ser escrior?
Roberto: Veio da necessidade de ser alguém na vida.
Não me vejo fazendo qualquer outra coisa, escrever é a única forma decente que eu encontrei de expressar as minhas ideias, opiniões e até meus sentimentos. É através das histórias que eu crio que eu me descubro. Escrever para mim é um ato fisiológico.

Beto: Quem são seus escritores favoritos?
Roberto: Sinceramente, nenhum. Tenho obras que marcam um momento. O menino do pijama listrado, por exemplo,é uma história que me inspirou a escrever a menina de gabrovo. Enfim, não tenho escritores favoritos, tento ser o mais eclético possível, deixo a literatura me surpreender com escritores que eu nem imaginava existir.

Beto: Então liste alguns livros que lhe marcaram.
Roberto: O menino do Pijama listrado, O alienista, A máquina do tempo, O alquimista, O médico e o monstro, 1808 de Laurentino Gomes, A menina que roubava livros,  Vidas Secas, Série Harry Potter, O Hobbit, O Monge e o Executivo, O símbolo perdido, Onze Minutos, As Valkírias.  Acho que tá bom, né? (risos)

Beto: Nossa! És bem ecletico mesmo! O que achas da nossa literatura, ou seja, a brasileira?
Roberto: Pois é, disse que não tinha preferência... para um escritor é sempre bom se permitir a descoberta. Bom, a literatura brasileira, na minha opinião, ainda é um projeto, um feto, que, a despeito das grandes obras e dos grandes escritores, ainda não encontrou sua identidade. A nossa literatura como a sociedade está emergindo e ganhando cara. Do que, não sei.

Beto: E o que me diz da literatura sincretista religiosa nacional, ou seja, os escritores religiosos que são muito  conhecidos, como o espírita Chico Xavier, o pastor RR Soares e o padre Marcelo Rossi?
Roberto: Honestamente, acho digna. Tudo que alimenta a alma tem espaço livre e garantido no mundo. Bom, de certa forma, para mim a literatura já é uma religião. Como disse não me fazendo outra coisa. Minha fé e escrever e acreditar que tudo tem muitos pontos de vista.
O mundo é bem mais amplo e diverso do que nossa consciência diz que é.

Beto: Você, além da "religião escrever", tem alguma outra? (risos)
Roberto: Sou batizado na Igreja Católica Apostólica Romana, mas não pratico. Hoje sou um ateu com muita boa vontade de acreditar em tudo.
Tudo mesmo. Até em extraterrestre! (risos)

Beto: Então, você é como o eu (risos) espiritualista, crer em tudo (risos)
Saindo um pouco dessa parte. Como começou o desenvolvimento do seu primeiro livro?
Roberto: Meu primeiro livro simplesmente foi acontecendo. Sabe quando a gente senta em frente a um computador e se permite a liberdade de simplesmente contar uma história? Pois é, foi assim. Só a personagem principal, Klara, é que foi inspirada na minha sobrinha, Andressa, o resto é tudo liberdade de criação.
Klara é uma espécie de homenagem a minha sobrinha andressa.
Conte-no mais  um pouco sobre seu livro! Do que ele fala.
A história narra a história de uma menina doce e amável que morre no segundo capítulo e procura reencontrar sua mãe, Liza.
É uma história de aventura e amizade.

Beto: Interessante. Foi dificil achar editora? Qual você publicou?
Roberto: Não. Antes de entrar em contato com a editora Multifoco, que publicou o livro em 2013, procurei a editora Rocco, mas foi recusada. Segundo eles a obra continha qualidades evidentes, mas não o publicaram. Vai entender?! (risos)

Beto: Como foi o processo da publicação?
Roberto: Foi simples. Eles me enviaram a diagramação para que eu aprovasse, e aprovei de cara. Apenas a capa que demorou um pouco mais. A primeira ideia de capa que eles me enviaram era horrível, rsrsrs. Enviei uma sugestão de capa, eles aceitaram. Assim se deu resumidamente o processo.

Essa foi a sugestão da capa que eu enviei.


Beto: E o lançamento?
Roberto: Foi lançado em minha cidade para os amigos mais próximos. A multifoco é uma editora pequena.

Beto: Vamos para a vida pessoal?
Roberto: Sim

Beto: Conte-nos um pouco de sua vida! Onde mora, com quem mora? Se trabalha ou se estuda!
Roberto: Certo. Moro em Pedreira, interior de SP. Moro com meus pais ainda. Sim, trabalho. Sou escritor. Pretendo me formar em jornalismo.

Beto: Na sua cidade, o meio artistico é incentivado?
Roberto: infelizmente, pouco. Vivo numa cidade onde o cinema chegou tarde, cinco anos atrás, no máximo! Enfim, a cultura de uma cidade pequena do interior de SP.

Beto: Te incentivam muito? Sua familia, por exemplo...
Roberto: Ah, sim, me apoiam. Sou de uma família classe média baixa e eles torcem por mim. Sinto isso muito fortemente.

Beto: Namora? O que a namorada (o) pensa sobre você ser escritor?
Roberto: Não namoro. Para ser mais grosseiro, estou encalhadão mesmo. (risos) Sou bissexual acho que isso é tudo... preciso explicar? isso é pior ainda

Beto: Sua familía aceita? Como foi a aceitação?
Roberto: Sim. Desde sempre a aceitação foi estranhamente natural, (risos). Sem crise. Sem crise alguma.

Beto: Como vê os personagens gays das novelas? Desde os esterotipos, como o Crô e o Théu, até  os casais mais fofos, como o Felix e Niko ou a Clara e a Marina?
Roberto: Beto, meu camarada. Vejo da forma mais trivial possível. Aconteceram nas novelas, filmes, séries e livros como acontecem na vida. Absolutamente trivial.

Beto: Vamos agora falar sobre a mitologia moderna? O que tens a dizer sobre essa nova onda mitologica, que nasceu através da escritora J.K Rowlling e espalhou-se por todo mundo?
Roberto:  Gosto muito. Li todos os livros da saga Harry Potter e li o primeiro livro da Série Fallen. Só não leio mais por falta de tempo.

Beto: Tens algum sonho que ainda não concluiu?
Roberto: Sim. O primeiro é o de viver única e exclusivamente de literatura, o segundo é de viajar o mundo autografando os meus livros. Não sou muito modesto em matéria de sonho. Quero somente que meus livros façam sucesso no mundo inteiro.

Beto: Está  com algum projeto?
Roberto: Sim. Estou escrevendo uma comédia psicológica que se passa no Rio de Janeiro. O personagem principal dessa comédia é um extraterrestre. Estou procurando uma editora para publicar uma série infantil ilustrada que escrevi. Os três primeiros livros da série já estão escritos.

Beto: Você é um gênio! Como se vê daqui 5 anos?
Roberto: Com a graça de Deus, vivendo de literatura e viajando o mundo.

Roberto: Por que vc disse que eu era um gênio?
Beto: Porque todo escritor é um gênio. Tiro por mim! (risos)
Roberto: Concordo

Beto: Enfim. Quem são suas maiores inspirações?
Roberto: Minhas maiores inspirações são basicamente duas. A vida e a própria incerteza que dela se origina de não poder vivê-la no dia de amanhã. Enfim, a vida e a vontade de viver.

Beto: Vou dizer algumas palavras e você fala a primeira coisa que vier. Certo?
Roberto: Certo

Beto: Paixão...
Roberto: Sexo

Beto: Lugar...
Roberto: Minha mente

Beto: País..
Roberto: França

Beto: Um livro...
Roberto: O próximo

Beto: Um escritor...
Roberto: Machado de Assis

Beto: Uma música...
Roberto: Sweet Child O' Mine, Guns and Roses

Beto: Um filme e uma novela...
Roberto: Brokeback Mountain e A usurpadora (risos)

Beto: O que tem a dizer para os novos escritores? Tens alguma dica de escritor para escritor?
Roberto: Escrevam e escrevam. Só escritor quem escreve. Pensadores pensam, cantores cantam e artistas fazem arte. A um escritor cabe a arte de escrever, portanto escreva... e escreva até morrer de tédio! (risos)

Beto: E para os leitores? Tens algo a dizer? Algum contato?
Roberto: Sim, aos leitores - os meus e dos demais escritores - muito obrigado! O contato pode ser o meu facebook mesmo: Roberto Camilotti
https://www.facebook.com/tiago.camilotti.1

Beto: Para finalizar. De Roberto para Roberto
Roberto: Um escritor ambicioso, mas honesto.

Beto: Obrigado por nos responder à todas as perguntas! Que seus objetivos sejam alcançados. Nós, escritores do Estúdio Literário e leitores desejamos a ti toda sorte do mundo. Que todas as divindades o ilumine! (risos)
Roberto: Obrigado


O que acharam da entreista com esse escritor? Não deixem de curtir nossa página no Face e deixar seu comentário sobre a entrevista! Até a próxima entrevista!

Deixaremos aqui o link do livro do Roberto: 

http://editoramultifoco.com.br/loja/product/a-menina-de-gabrovo/



0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores