background img

Momento Nona Arte: Jovens Vingadores


Olá olá a todos. Eu sou o Felipe e a partir de hoje eu serei o seu guia neste maravilhoso mundo das histórias em quadrinhos. Caso vocês leram minha entrevista, já devem imaginar que minha função aqui é quebrar essa errônea, mas não totalmente errada de que quadrinhos são coisa de criança. Todos podem ler um gibi ou outro. Existem revistas pra todas as idades e gostos. O que me leva a minha função secundária, lhe apresentar o melhor do melhor dessa mídia. Claro que tudo aqui expressado aqui será de responsabilidade minha, pois será tudo baseado na minha opinião. Então nada melhor pra começar essa aventura com o bom e velho quadrinho de super-herói.

O problema é sempre achar um ponto de partida nesse mundo, levando em conta a enorme cronologia por trás de muitos deles, o que eu vejo como uma das principais razões pras pessoas se afastarem deles. Mas após pôr minha caixola pra funcionar, encontrei o herói perfeito pra vocês começarem a ler ler e a ter uma nova visão dessa nona arte. Nesse caso, um supertime bem cool e descolado.

Quando os heróis mais poderosos da Terra não estão em cena, uma nova geração entra em cena pra defender o mundo. Surgem os Jovens Vingadores.

*AVISO: esse artigo pode conter spoilers em potencial. Apesar de não gostar se spoilar, posso fazer isso sem querer e já peço desculpas por isso*

Os Jovens Vingadores foram criados por Allan Heinberg e Jim Cheung. Heinberg é mais conhecido por seus roteiros para TV, tendo séries como Gray's Anatomy e Sex and the City. Jim Cheung já é um artista reconhecido não apenas por esse trabalho mas também por títulos como Vingadores e X-Force. Eles trabalharam juntos nesse V1 e se uniram novamente em Vingadores - Cruzada das Crianças, sobre o qual falarei mais a frente nesse texto.

Os Jovens Vingadores, como o próprio nome diz, sãoversões mais jovens e relacionadas aos Vingadores, que na época estavam separados. Eles basicamente eram um plano do sintozóide Visão no caso de a equipe realmente se separe e garantir que a Terra continue protegida e acabaram convocados pelo Garoto de Ferro. Os membros dessa primeira versão são: Garoto de Ferro (Nathaniel Richards), um jovem de armadura como o Homem de Ferro, Patriota (Eli Bradley), neto de um super-soldado que herdou os poderes, Asgardiano (Billy Kaplan), um jovem com poderes elétricos semelhantes ao do Thor e Hulkling (Teddy Altman), um jovem que se transforma numa versão mais musculosa dele mesmo. Logo mais se juntam a eles Gavião Arqueiro (Kate Bishop), filha de um milionário com as mais diversas habilidades de luta, Estatura (Cassie Lang), filha do segundo Homem-Formiga que ganhou habilidades naturais de alteração de crescimento e Velocidade (Tommy Shepherd), delinquente juvenil com super-velocidade.

Na sua primeira revista, eles enfrentaram desde vilões clássicos, como Kang, o Conquistador, até a verdade sobre eles mesmos e seus poderes e motivações. Como o autor já trabalhou em The O.C., já dá pra imaginar a capacidade dele para drama adolescente (apesar de eu não gostar dessa série).

Depois do fim do primeiro volume, eles tiveram participação considerável  nas sagas seguintes da Marvel.

Durante a Guerra Civil, eles ficaram do lado anti-registro. Pra quem não sabe, a saga Guerra Civil, de Mark Millar e Steve McNiven, foi sobre um conflito dentro da comunidade super-heróica sobre um Ato de Registro de Superhumanos, que foi criado devido a um desastre acidental causado por um tipo conflito de heróis e vilões que resultou na morte de centenas de pessoas. De um lado, estava o lado pró-registro, liderado pelo Homem de Ferro e o lado anti-registro, liderado pelo Capitão América. Essa história foi marcante não só dentro mas como fora dos quadrinhos, sendo referenciada e influencial até hoje.

Os Jovens Vingadores, ao lado dos Fugitivos, ganharam uma minissérie na Guerra Civil e na Invasão Secreta. A saga da Invasão Secreta, de Brian Michael Bendis e Leinil Francis Yu, é sobre uma invasão da Terra pelos Skrulls, uma raça alienígena que pode assumir a forma de qualquer ser. Com essa habilidade, eles assumem o lugar de diversos heróis e vilões, como Elektra, Mulher-Aranha e Hank Pym. Como ambos os grupos possuem conexão com eles, o confronto e a união eram inevitáveis.

Durante a saga do Reinado Sombrio, em que viu a elevação de Norman Osborn a uma posição de destaque na segurança mundial e liderança dos Vingadores (nesse caso, vilões que assumiram as identidades dos heróis na sua maior parte, sendo chamados justamente de Vingadores Sombrios), acabou surgindo uma versão sombria deles, os Jovens Mestres.

Eles voltaram a ter mais destaque durante a minissérie Vingadores: Cruzada das Crianças. Os verdadeiros protagonistas foram Wiccan (a nova identidade de Asgardiano pois seus poderes são muito maiores do que controlar trovões) e Velocidade, pois Wiccan suspeitava que eles eram os filhos reencarnados da Feiticeira Escarlate e do Visão, antes sendo considerados fragmentos de uma alma demoníaca alterados pelos poderes de manipulação de realidade dela. Como ela sumiu depois de anular os poderes de 98% da população mutante depois de Dinastia M, eles, além dos Vingadores e dos X-Men,  estão em busca da moça.

Essa saga envolveu não apenas esses três times mas também Doutor Destino, Magneto e o segundo Homem-Formiga. Reunindo a equipe original do primeiro volume, resolve alguns anos de história.

Infelizmente, a busca termina em tragédia e os Jovens Vingadores se acabaram se separando, cada um seguindo seu caminho.


Então, nas mãos da dupla Kieron Gillen e Jamie McKelvie, os Jovens Vingadores renasceram, cheios de estilo e swag, como parte da iniciativa Marvel NOW!, uma ideia da editora de renovar seu status e mostrar por que ainda é a casa das ideias.

Com novos membros Loki, antigo inimigo dos Vingadores que morreu e voltou reencarnado como uma criança, Miss America (America Chavez), uma misteriosa jovem com super-força e poderes transdimensionais, Marvel Boy (Noh-Varr), um Kree de uma dimensão alternativa com melhoria genética e Prodígio (David Alleyne), ex-mutante com as mais diversas habilidades, eles partem numa jornada com o objetivo de derrotar Mãe, um parasita extra-dimensional com a habilidade de manipular e corromper adultos. Entretanto, essa é apenas a ponta do iceberg, pois um plano ainda mais sinistro está sendo executado nas sombras.

Foi com essa revista que conheci a equipe e me interessei por sua história. Ela possui uma identidade visual e narrativa únicas, mostrando uma evolução natural do drama adolescente do primeiro volume.

É como se fosse o Clube dos Cinco se eles viajassem pelo multiverso.

                                                        -------------///--------------

Pois bem, meus caros, essa foi a recomendação de hoje. Gostaram? Odiaram? Querem me glorificar, me ofender ou simplesmente sugerir ideias? Deixem tudo nos comentários, estou ansioso pra montar um trabalho legal no Estúdio, e espero que possamos fazer isso juntos.

Por hoje é só, pessoal!

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores