background img

Resenha: Poemas que desisti de rasgar




Blog: Estúdio Literário
Resenha: Poemas que desisti de rasgar
Autor: David Cohen
Editora: 5W
Ano de Lançamento: 2014



Olá pessoal, tudo certinho?! Hoje nossa resenha sera um pouquinho diferente. E falaremos do livro Poemas que desisti de rasgar do poeta carioca David Cohen.


Bom pessoal, primeiramente tenho de falar que esse é o primeiro livro de poesia que li, já tinha lido poesias soltas, porém nunca havia lido um livro de poesia. E esse livro é um livro contemporâneo, então muitas das poesias retratam muitas coisas do cotidiano. Têm bastante uso de metáforas, e comparações com diversas coisas. Reparem que não Têm sinopse, o livro não têm sinopse, acredito que por se passar de poesias. Porém dois autores, Pedro Gabriel (Eu me chamo Antônio e Segundo, eu me chamo Antônio) e Mônica Montone (Mulher de minutos; Sexo, champanhe e tchau e A louca do Castelo) fazem comentários do livro, na orelha e na quarta capa.

“David Cohen fez muito bem em desistir de rasgar seus poemas”. – Pedro Gabriel.

Essa foi a frase que Pedro Gabriel decidiu iniciar seu comentário sobre a obra e só tenho de concordar com ele. Eu não tenho nenhuma qualificação específica para julgar esse livro ou qualquer outro livro de poesia, mas posso dizer que adorei a leitura, tem poemas muito bons, que se ler nas entrelinhas você vê que tem muito mais do que se ver na primeira leitura. Indico esse livro para todos, assim como eu, que querem começar a ler poesia, e esse livro é um ótimo livro para se iniciar, nesse gênero fascinante.


Quarto de Hotel

Quarto de hotel não é casa
é caminho
espelho que reflete mosaicos.

Não tem cheiro da nossa
pele porta-retratos na cabeceira
ou lembrança da voz de alguém.

Quarto de hotel
não sabe a nossa cor favorita
nem tem remédio para alergia
no armário do banheiro.

O melhor quarto de hotel
nunca é lar
é passageiro.

Tem tantas estrelas
quanto um céu
que não é nosso.

Em quarto de hotel
não se anda de olhos fechados.

Às vezes
sinto que a vida parece um quarto de hotel.

– David Cohen




Preciso


Eu preciso de um poema
de formas perfeitas
aroma de sombras
e rosa nos cabelos.

Um poema que surpreenda
em madrugadas
que conte segredos
inconfessáveis
que leia o braile
dos pensamentos.

Um poema
de passos longos
e suspiro curto
um poema sinuoso
com rimas pouco acima dos joelhos.

Eu preciso de um poema
que aprecie champanhe
e se embriague de palavras.

Um poema
que chegue na hora certa
e que me faça esquecer o tempo
antes de sair de cena.

Sinceramente,
nem sei se preciso tanto
de um poema.

– David Cohen


Esse são só dois dos meus preferidos, mas todo o livro vale ser lido e relido, esse é o segundo livro de David Cohen, ainda não li o primeiro, mas assim que conseguir ler o primeiro livro do David estarei postando uma resenha aqui. Então por hoje é só. Espero que gostaram. Por favor se inscrevam aqui no blog e curtam a página no facebook. Até mais!!



 "Viver é um rasgar-se e remendar-se"
Guimarães Rosa

Um comentário: Leave Your Comments

  1. olha vou ser honesta com você eu não entendo nada de poemas, mas voce terminar com guimarães rosa foi pra fechar com chave de ouro mesmo hein !! linda frase
    https://makeuplindona.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores