background img

Domingos Top 7



Olá pessoal, nesse top sete iremos falar sobre o mundo das novelas dos anos 2000 á 2015. Ou melhor, dos autores. Aqueles que dão vida aos maiores personagens da ficção como Nazaré Tedesco ou nosso querido  Felix. Vamos conferir:


Em 7º lugar temos Lícia Manzo



Coloquei ela  em sétimo lugar porque só escreveu, até agora sua primeira novela (A Vida da Gente) que conquistou o público, mesmo sendo um clichê do horário das seis. Sua escrita e abordagem do tema foi muito bem feita. Ela se mostrou uma autora de primeira. Foi uma das novelas mais exportadas, ficando atrás apenas de Avenida Brasil. Estou ansioso para a novela Sete Vidas e ver se ela continua merecendo o nosso top 7.



Em 6º lugar está Elizabeth Jhin.



Uma das maiores autoras do horário das seis. Sua novela de maior sucesso foi "Escrito nas Estrelas" onde ela abordou a doutrina de Allan Kardec bem ao pé da letra. Suas novelas são todas com a mesma temática (espírita) o que envolve o público curioso. Sua última novela (Amor Eterno Amor) foi bem aclamada e um sucesso de audiência. Ela não trouxe somente a temática espírita, mas também a temática de tráfico de crianças que deixou a novela mais interessante. 



Em 5º lugar está  Miguel Falabella



Também conhecido pela Rede Globo como Multi-uso (rsrsrs), pois ele é ator, autor, apresentador, dublador, comediante e diretor. Suas novelas fazem sucesso no horário das sete por conta do seu humor, sua última novela (Aquele Beijo) não foi o seu maior sucesso, mas deu a audiência que a emissora previa. Suas séries são as de maiores sucessos da emissora como: Toma-lá-dá-cá,  Sai de Baixo, Pé na Cova e as Noivas de Copacabana. Ele procura sempre participar de suas obras como um personagem ou uma participação como fez em Aquele Beijo. Mesmo muitos não gostando de suas novelas, ele merece estar aqui por ser um muti-uso.



Em 4º Lugar está Glória Peres



Harebaba, Ishalá esses são um dos bordões que Glória Perez fez cair na boca do povo. A única autora que conseguiu ficar no horário nobre. Seus temas são todos muito polêmicos. Sua última novela (Salve Jorge) falou sobre o tráfico de mulheres, gays e crianças, também contou um pouco sobre a cultura da Turquia. Caminhos das índias, América, Barriga de Aluguel... Essas são algumas de suas novelas. Muitas vezes criticadas por demorar para cativar o público. 

Ela surpreendeu os críticos com seu último trabalho na TV. O seriado Dupla Identidade, que falava sobre o psicopata Edu. Foi aclamada por todos e  com toda certeza Glória merece está  no horário nobre.


Em 3º Lugar está Aguinaldo Silva



Conhecido como o autor das alfinetadas, escreveu os maiores sucessos dos anos 2000. Suas novelas é conhecidas, muitas vezes como surreais, por ter personagens de uma novela que reaparece na outra do nada, protagonistas quase heroínas e vilã parecida com a outra. 

Quem não se lembra de Nazaré Tedesco? (Senhora do Destino), onde a vilã jogava os personagens da escada e furava outros com a tesoura. Ela ressuscitou! e trocou de corpo anos depois virando a Tereza Cristina (brincadeira). Mas as duas vilãs se pareciam muito, não só isso. Maria do Carmo (rival de Nazaré) era muito parecida com Grizelda (rival de Tereza Cristina), as duas tinham filhos a dá com pau, eram guerreiras, e quase imortais.
Um de seus maiores sucessos (personagem) foi o Crodoaldo Valério, ou simplesmente Crô.  ("Não Para!"), o mordomo gay de Tereza Cristina que mais parecia uma gazela. Muito bem humorado e  adorado por todos, até mesmo pelos homofobicos. 
Sua última novela, ainda no ar, é sucesso absoluto de audiência. O comendador (José Alfredo) e a Cobra... digo, Cora (vilã) dão um bom destaque na trama. Apesar de ser uma história que podemos dizer que é todas as novelas dele numa só, ele conseguiu cativar o público com um pouco de repetição. Um exemplo disso é: a vilã católica, virgem, que mata as pessoas da escada ou o mordomo fiél. 
Aguinaldo é um sucesso absoluto em tudo que faz, mas não é o melhor!


Em 2º Lugar temos Walcyr Carrasco




Acho que salguei a Santa Ceia para ter que por o meu autor preferido em segundo lugar, mas preciso dar o braço a torcer, Há escritores melhores que ele, ou melhor, há um melhor que ele. 

Conhecido como o autor dos pastelões e dramalhões, ele é um dos melhores da atualidade, tanto que a emissora não pretende dar folga para ele tão cedo (e os fãs agradecem). Desde que entrou na emissora não teve uma férias. Começou no horário das seis com o Cravo e a Rosa. O feminismo de Catarina fez com que todos passassem a rever o horário das seis, que tinha sido esquecido pelo público. Após essa novela, ele escreveu A Padroeira (não tão aclamada), Chocolate com Pimenta ("Ai como eu sofro!", foi o bordão mais falado), Alma Gêmea, que deixou Maneco no chinelo, dando mais audiência que a novela das nove da época (Cristina foi chamada de uma das maiores vilãs de toda história das novelas). 
A emissora dos Marinhos gostaram do resultado e no ano seguinte mudaram ele para o horário das sete (Sete Pecados, Caras e  Bocas e Morde e Assopra)  e ele usou e abusou da imaginação. Algumas de suas criações não deram muito certo, mas mesmo assim ele fez até os robôs se apaixonarem e os macacos pintarem e a emissora o promoveu para escrever o remike de Jorge Amado (Gabriela). Não foi tão aclamado pelos críticos, mas foi a maior audiência do horário das onze. 
Após uma pequena briga com o Aguinaldo Silva, (tendo mencionado até sair da emissora) Walcyr ganhou uma promoção (pois a emissora não queria perder um de seus melhores escritores) e passou a fazer parte da turma do horário nobre, escrevendo Amor à Vida, que encantou o público por (mesmo sem o autor prever) ser a primeira novela a ter um casal gay como protagonistas e enfim, após Glória Peres, Gilberto Braga e Maneco brigarem para ter o beijo gay, Walcyr conseguiu fazer com que a emissora cedesse ao famoso "beijo gay". 
Conhecido como o autor dos bordões ("Osvaldo, não faz assim com a mamãe!", "É Osso!" "Meu Amor", "Carneirinho", "Você é burra, Valdirene?", "Arriégua!", "Sou chique, bem!", "Ai Como eu Sofro!" "Faz a Egipsia!" "To Rosa Chiclete!") e conhecido como o tapa buracos da emissora, não há uma novela que ele faça e que não seja sucesso.

Em Primeiríssimo lugar... João Emanuel Carneiro

Sim meus queridos, o próprio! Pensei em colocar o Maneco nessa colocação, mas não coloquei sabe por quê? Não  adianta ter um texto impecável se não é sucesso! Maneco é um autor de tirar o folego, mas João ultrapassou ele a mil léguas. Carminha que o diga! 
O autor mais novo do horário nobre (em idade) é o mais competente (não que eu ame tudo que ele faça, pois não suportei "A Favorita", mesmo sendo sucesso). Não podemos negar que o homem consegue por tudo dentro das novelas e fazer você pedir bis. 
Um exemplo disso é Da Cor do Pecado.  Um romance clichê que foi sucesso de audiência, batendo até o horário nobre. Taís Araujo e Giovana Antonelle foram as atrizes que mais se destaram na época. 
Um sucesso igual a esse, do horário das sete foi Cobras e Lagartos. A loja Luxos invadiu seu lar e  fez você não desgrudar os olhos da TV, doidos para saber qual seria a próxima maldade de Leona ou qual seria o próximo trambique do foguinho.
A emissora no mesmo momento o promoveu para o horário nobre, ele escreveu o sucesso "A Favorita", onde você nunca sabia se a vilã era a Flora ou a Donatela e isso fazia a novela mais interessante (mesmo eu odiando a novela, tenho que dar o braço a torcer).
E fazendo o Brasil e depois a Argentina e todo o resto do mundo parar temos Avenida Brasil (que poderia mudar o nome para Vingança!). Conhecemos a saga da vingança de Nina contra a vilã Carminha, que no final Carminha se redimiu e virou a protagonista. João foi bem aclamado pelos críticos e pelo público chamado de o melhor autor da atualidade. Realmente, para mim, ele merece está em primeiro lugar! 


E você o que acha? Será que esse top 7 falta algum autor, além do Maneco (que já expliquei sobre ele)? Eu sei que tem muitos autores maravilhosos que não estão aqui como: Walter Negrão ou a Duca Rachid e Thelma Guedes, mas temos que nos restringir a sete. Numa próxima prometo coloca-los! 



Não deixe de curtir nossa página no face: www.facebook.com/estudioliterario1



0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores