background img

Resenha: Fim



Blog: Estúdio Literário.
             Resenha: Fim
             Autora: Fernanda Torres
        Editora: Companhia Das Letras 
Lançamento (Brasil): 2013





Sinopse: Eles são cariocas, se conhecem na praia, foram companheiros de vadiagem em blocos de carnaval, viveram o desbunde dos anos 1960, as festas movidas a álcool, sexo e pó. Suas vidas testemunharam um país que virava de cabeça para baixo em costumes e valores: é esse o pano de fundo dos excessos, separações e arrependimentos eu compõem as histórias de Fim.

Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro são figuras muito diferentes, mas partilham não apenas o fato de estarem no extremo da vida, como também o acanhamento dos horizontes. Sucesso, realização pessoal e serenidade estão fora de questão – ninguém parece capaz de colher no fim das contas mais do que um inventário de frustrações.

Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de Fim. Mas elas também são cheias de resignação e melancolia. Humor sem superficialidade, lirismo sem cafonice, complexidade sem afetação: de que mais precisa um romance para disser a que veio?

Olá pessoal, tudo certinho?


Fernanda Torres que vale lembrar é uma incrível atriz do teatro, cinema e principalmente televisão, com papeis em séries como ‘Os Normais’ e ‘Tapas e Beijos’. Surpreendeu-me e conseguiu prender minha atenção em cada página de seu primeiro romance: “FIM”. Com uma narrativa completamente descontraída e uma leitura adulta contando a história de vida desses cinco controversos personagens principais e suas mulheres, filhos, netos e alguns outros personagens que aparecem no decorrer da narrativa, além do Padre Graça que em minha opinião foi o personagem melhor construído, que me fez rir, um pouco mais. FIM que não narra simplesmente o final da vida desses personagens mais narra a surpreendente vida que cada um leva, em meio a muito sexo, drogas mulheres e grandes aventuras, esse livro ganhou em coração nas primeiras páginas e seguiu bem até sua ultima página com verdadeira competência da autora.

Particularmente não tenho nada mais do que dizer dessa história, muito divertida, animada e surpreendente. Muitas vezes com um humor que poderia dizer ácido, porém cativante. Uma grande comédia mesmo tratando de um tema muito temido: A morte. 

Enfim aos que já leram, provavelmente concordarão comigo (acredito) e aos que não leram indico essa leitura super verão, e animada. Com certeza valerá muitas gargalhadas.


Então até a próxima leitores. 

Não esqueçam de curtir nossa página oficial no facebook:


0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores