background img

Não é Fácil Ser o Harry Potter

Fonte: maishistoria.com.br
Atenção, esse texto contém spoiler sobre a saga.
Harry Potter, o menino que sobreviveu.
Sobreviveu e essa frase nunca sairá da cabeça dos fãs do mundo inteiro.
O bruxo, o eleito, o que derrotou aquele que não deve ser nomeado, o que virou um auror.
Mas é só isso?      
Eu sinceramente acho pouco para quem viveu um verdadeiro inferno mágico. E esse é o meu objetivo, mostrar que Harry Potter foi quem mais sofreu nessa história; o que para muitos não é novidade.
Ok, eu sei, Petúnia perdeu a irmã, os marotos perderam o James (que no brasil é Tiago), Molly Weasley perdeu um filho, a família do Cedrico sofreu e o filho de Tonks e Lupin foi também criado sem os pais. Essas são só algumas das poucas tragédias que acontecem na história. Tem muitas outras que nem precisam ser citadas aqui.
O grande problema é que muitas pessoas, inclusive muitos potterheads, acham que o Harry é um personagem meloso de mais, um “drama king”. Vamos só rever alguns pontos importantes na história e raciocinar comigo.

Harry perdeu os pais: para quem está de fora é super fácil falar, porém ninguém quer pagar pra ver como é viver sem os pais, ou somente sem um dos dois. Ele é órfão e isso não é légal para ser humano nenhum.
Harry sofreu uma tentativa de assassinato (só uma?): Olha, super legal, você ser apenas um bebê e receber uma avada kedavra no meio da testa. Ironias a parte, ele não morreu, mas ele cresceu sabendo que alguém queria lhe matar. Isso é traumatizante para qualquer pessoa. As neuroses do Harry se fazem bem presentes na saga, elas não me deixam mentir. O pior é a cicatriz, além de doer horrores, imagina o que esse garoto não pensava toda vez em que se olhava no espelho? O que ele sentia? O que você sentiria? “essa é a marca que ficou em mim quando tentaram me matar”, “a cicatriz é uma lembrança evidente da morte dos meus pais” e o que mais deveria aterrorizá-lo: “ele pode voltar”. E voltou.
Morou com os tios e o primo, três criaturas horríveis: Petúnia, Valter e Duda, sinônimos de capetas na vida de alguém. Era maltratado, feito de empregado, era uma criatura estranha por ser um bruxo e dormia debaixo de uma escada acompanhado de aranhas e suas teias. Sabia que uma infância sofrida reflete em toda a vida de um indivíduo? Imagine, toda vez que ele voltasse de Hogwarts ter que voltar para aquele lugar péssimo? Sim, ele tinha casa, mas o lar ele não teve durante a sua infância.
Todo fim de ano letivo Harry corria risco de vida: Acho que o coitado já tinha se acostumado e ficava preparando sua mente para as tentativas de assassinato. Há quem diga que o Lord das trevas era um vilão que se preocupava com a educação do garoto Potter, só deixava para tentar matá-lo no fim do ano letivo.
Viu um parceiro ser morto: Eu concordo bastante com quem diz que Harry não era amigo do Cedrico Diggory. E não era mesmo. O que houve em O Cálice de Fogo foi apenas uma troca de favores. No entanto, ninguém quer ver outra pessoa ser morta na sua frente e ter a responsabilidade de levar o corpo de volta, praticamente dando essa triste notícia para a família.
Mais uma perda: E quando ele achava que tudo ia ser diferente, que ele finalmente teria um lar e viveria em paz com seu padrinho Sirius Black... Bum! Uma avada kedavra é lançada contra o Sirius na sua frente. Seu desespero só sente juntamente com ele, quem leu o livro ou no mínimo assistiu Harry Potter e a Ordem da Fênix.
Testemunha ocular de mais um assassinato: Certo que o assassinato de Albus Dumbledore foi algo planejado pelo mesmo. Em As Relíquias da Morte isso é bem explícito. Mas puta que pariu (desculpem o termo) é mais uma pessoa que é morta na sua frente, e justamente o homem que sempre foi o seu protetor.
O mundo da magia estava nas suas mãos: Olha quanta responsabilidade para um garoto de 17 anos. Todos os bruxos praticamente dependiam dele para terem paz. Gente, é muita responsabilidade para uma pessoa só e isso não é fácil, é mais um peso enorme nas suas costas.

Eu não preciso citar a porra toda que se passou em As Relíquias da Morte. Muito menos citar todos os pontos sofridos da saga. Creio que o pouco que eu citei já é o bastante para o Harry não ser taxado de coitadinho.
Se em algum momento ele se achou o fodão, foi orgulhoso e passou na cara de algumas pessoas que ele é O Eleito, pode ter sido uma fuga. Fugir da realidade e achar-se importante é uma ótima forma de abafar a verdadeira realidade da vida. E que realidade essa do nosso bruxinho.
Foi sim importante e um heroi. Convenhamos, ele salvou o mundo dos bruxos.
Mas eu o conhecendo no mínimo recomendaria que ele buscasse auxílio psicoterapêutico, o que na verdade eu recomendo para todo mundo que eu conheço (ou não). O negócio é mais complicado do que se imagina.
Ficaremos por aqui, nas próximas resenhas eu talvez foque ainda em algo sobre a saga Harry Potter. Tem muita coisa interessante que dá pra extrair e formular bons textos.
Um grande abraço para todos os fãs da melhor saga do mundo, principalmente para os da Sonserina.

(Por favor esse texto não deve ser lido por trouxas. A cópia negando os verdadeiros direitos autorais é crime considerado pelo Ministério da Magia, sob pena de 6 meses á 1 ano na prisão de Azkaban)

Fauzy Hayek
Romancista, Poeta e Resenhista do Blog Estúdio Literário

Caso queira entrar em contado envie uma coruja para:

Facebook: Fauzy Hayek
Whatsapp: (71)98203-1865

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores