background img

Entrevista com o Escritor Alessandro Fonseca

 "O sucesso nunca vem cedo para nós escritores, vem de lutas e batalhas travadas entre nós mesmos, mas logo depois disso, vem suas recompensas e reconhecimento pelo o que fez." - Alessandro Fonseca


Blog: Estúdio Literário
Escritor: Alessandro Fonseca
Editora: Independente (Amazon/Wattpad)
Entrevistador: Beto Santos


Alessandro Fonseca tem 18 anos, é do signo de Sagitário e solteiro. Escritor natural da cidade de Ariquemes do estado de Rondônia. Escreveu a Série de Livros UM NERD EM MINHA VIDA e Diamante – Do medo a luxúria e são publicadas as duas obras pela plataforma Wattpad e futuramente (EM POUCO TEMPO) pela Editora Amazon Kindle.


Beto: Como vai Alessandro? É um prazer conversar com você!
R: Bem Beto, graças a DEUS!  É um prazer de conversar também!

Beto: Quem são seus escritores favoritos? Tem algum livro em especial?
 R: Bem. Meus escritores favoritos, são: Machado de Assis, Josiane Veiga, Ícaro Trindade, Clayton Camargo, Tommy Adams, Pablo Regini, Nina Gurgel, Clarice Lispector, Nahra Mestre, Sue Hecker, entre outros que esqueci o nome. E o meu livro especial é Kinshi na Karada - O corpo proibido da Josiane Veiga, porque me marcou muito tanto emocionalmente, tanto historicamente, pois ele me fez chorar — Coisa difícil de se fazer de um livro me fazer chorar — e me fez apegar a alguns personagens e logo depois, me decepcionou e fico triste.

Beto: De onde veio a vontade de se tornar escritor?
R: Vem desde quando eu tinha 12 anos de idade, quando escrevi Diamante—Do medo à luxúria. Nesta época gostava e gosto, muito de ler livros, porém, não gosto de romances melosos e sempre os mesmos de sempre. Então, decidi que era hora de criar algo diferente e diferente. Passado alguns dias, passou na TV, uma reportagem sobre o abuso sexual de adolescentes e jovens chegando na idade adulta. Então decidi escrever sobre este tema, daí nasceu Diamante. Com o passar dos anos, conheci o Wattpad e postei ele lá. Atualmente, o livro está com quase 7K (7.000) de leituras, e eu nunca imaginei ter este tanto de leituras.

Beto: Todos nós temos algo que nos inspira. O que te inspira a escrever?
R: Para mim é indefinido, ora tem músicas melodramáticas para escrever cenas tristes, ora vejo vídeos de humor ou até mesmos filmes para me inspirar a escrever. Nunca me inspiro em livros de meus COLEGAS AUTORES LGBT para escrever, pois prefiro ser original e não apenas mais uma cópia, dentre as tantas outras que existem no Wattpad ou em outras plataformas de leituras. Mas, para escrever, preciso estar em silêncio, com algo próximo para beber e comer, então as ideias fluem e passo-as para o Word e, logo depois, o Wattpad.

Beto: E o que me diz da literatura sincretista religiosa nacional, ou seja, os escritores religiosos que são muito conhecidos, como o espírita Chico Xavier, o pastor RR Soares e o padre Marcelo Rossi?
R: Não tenho preconceito e nem nada contra. Se eu, autor de romances LGBT posso escrever e ter os meus físicos, por que os religiosos não podem publicar os SEUS? Respeito e não tenho nada contra eles, até leio os seus livros. O que precisa no mundo literário atualmente, é Respeito. Respeito pelo gênero, categoria e por cada um. Hoje se julga muito o autor pelos seus trabalhos, tanto Hots, dramáticos ou religiosos. Sou cristão e não julgo, pois aprendi a respeitar os próximos, mesmo que eles sejam de culturas, raças, gêneros e sexualidades diferentes. Precisamos no meio literário, é respeito pelo próximo, tanto pelos autores, tanto pelos nossos leitores.

Beto: O que você acha da literatura Brasileira?
R: Acho que cada dia, a Literatura Brasileira vem crescendo e novos escritores vêm sendo descobertos. E os descobrimos no Wattpad, que é a ferramenta de auto publicação para eles se divulgarem e expor os seus trabalhos, para que editoras os descubram e dão uma oportunidade de publicarem seus livros em físicos ou talvez em E-books. Mas, não devemos esquecer dos clássicos da literatura brasileira, como, por exemplo, Dom Casmurro, O primo Basílio, A guerra do Fim do mundo, entre outros. A Literatura Brasileira vem crescendo cada vez mais, mas, precisa-se dar apoio e uma certa base para os autores iniciantes, que quer ter suas obras publicadas por alguma editora. E, através de mim, pessoas leitoras do Wattpad, despertaram os seus sonhos de publicarem suas histórias. Mesmo eu não sendo um AUTOR FAMOSO COM MAIS 1 MILHÃO DE LEITURAS, consigo descobrir novos talentos e ajudá-los. Por isso que quero e pretendo ser embaixador do Wattpad, pois a cada dia descubro um novo talento que surge na Plataforma e procuro os ajudar no que for preciso, para a publicação de seus livros.

Beto: Além da profissão escrever, tem mais alguma?
R: Sim. Sou auxiliar administrativo, mas pretendo me formar em psicologia.

Os Livros:


Beto: Como começou o desenvolvimento do seu primeiro livro? Quantos anos você tinha? Publicou ele?
R: Meu primeiro livro foi escrito através de uma tragédia que aconteceu com meu melhor amigo (IN MEMORIAN – Não posso falar o nome, porque a família não me autoriza e por respeito a ela). Comecei pelo conto A Árvore e, logo depois, comecei a escrever a série UM NERD EM MINHA VIDA, e nesta época tinha doze ou treze anos. A história do livro é 100% igual ao acontecimento de alguns anos atrás, somente alterei os nomes dos protagonistas por respeito as famílias. E o livro já está publicado, junto ao conto A ÁRVORE.

Beto: Como está sendo o processo de publicação do livro Um Nerd em Minha Vida?
R: Escrevi já o livro 01 da série e já concluí, agora falta somente revisá-lo ― Precisa e muito de revisão ― E publicá-lo novamente, só que como DEGUSTAÇÃO, pois vou publicar na Amazon. O livro 02 já está sendo escrito e a série finalizada com a história REAL finalizada, para vir outra que será ficção. Os livros um e dois de UM NERD EM MINHA VIDA, não são baseados em fatos, são fatos reais narrados, porém, com alterações no espaço e no tempo dos acontecimentos.

Beto: Como está sendo escrever sobre um tema tão delicado, que é a paternidade homo afetiva?
R: Foi um pouco complicado, pois sabia pouco do assunto e escrevi, mas foi o suficiente para que a minha primeira obra fosse reconhecida e a primeira a chegar a mais de 15K de leituras em apenas quatro meses de publicação. Me enrolei um pouco em desenvolver sobre o processo de adoção, contudo, vou desenvolver mais este assunto no livro 2 para me desculpar com o leitor. Porque não consegui falar e expressar este tema no livro 01 de UM NERD EM MINHA VIDA.

Beto: Como foi esse processo de publicação pelo Wattpad? O que o Wattpad ajudou?
R: Antes eu procurava livros para ler e perder meu tempo livre, mas, procurando pelo Play Store, achei o Wattpad, baixei, fiz minha conta e fui buscar livros para ler. Dentro de alguns dias, já tinha lido mais de Dez e o meu primeiro a ler lá, foi Domínio do Clayton Camargo. Depois de finalizar este livro, fui em busca dos meus guardados em meu PC de mesa. Achei-os e fui ver como estavam depois de quatro anos sem mexer naquela pasta. De vista já vi que precisa ser reescrito e publicado. Então, passei dias reescrevendo ele, até que um dia comecei a publicar no Wattpad. Mas não por ganhar fama ou reconhecimento lá, queria apenas publicar minhas histórias para as pessoas lerem somente. E hoje elas são conhecidas. O Wattpad me ajudou muito na escrita, com Críticas negativas e positivas dos leitores e Haters, com a ajuda de escritores da plataforma e dos Embaixadores, para a minha escrita e melhoria dela.

Beto: Por que escolheu publicar independente? Qual as vantagens e desvantagens?
R: Escolhi ser independente, pois ainda não escolhi uma editora para publicar em físico e ter algum contrato de exclusividade com algumas delas. Escolhi somente a Amazon e o Wattpad por enquanto. Entretanto, daqui a poucos meses, migrarei para a Amazon com livro Diamante – Do medo a luxúria ―  Com a retirada do Wattpad, a deixando somente em degustação. As vantagens, é que você pode tomar as decisões sozinhos e com muita calma, lendo os termos de contrato da Editora virtual (AMAZON KINDLE), ter mais oportunidades de achar uma editora ou gráfica que dê apoio para publicações independentes. As desvantagens desconheço, mas, têm algumas que já se faz presente no meio literário, que é, Atraso dos Royalties ―  Referente a Amazon Kindle sobre o pagamento trimestral das vendas dos livros dos autores ― e somente isso que sei sobre o assunto.

Beto: O livro “Diamante – do Medo a Luxuria” é uma temática muito complexa e cheio de perigos. Como veio a ideia para tal assunto?
R: Através de reportagens da Rede Globo e do SBT, em que se tratava do assunto. Passou há alguns anos ―  Logo após eu conclui Um nerd em minha vida ―, então vi que dava para uma boa história sobre este assunto. Pesquisei na internet sobre aquilo e fui escrevendo as primeiras linhas no meu caderno ―  Que escrevi em todas as suas folhas ―  e depois passei para o computador e deixei lá por três anos sem mexer, então conheci o Wattpad e publiquei minhas obras. Atualmente Diamante está com quase 7K de leituras e nunca achei que fosse chegar a esses números. Eu sempre me achei um amador e nunca serei BOM O SUFICIENTE PARA SER UM ESCRITOR RECONHECIDO DENTRO OU FORA DO WATTPAD ―  Desculpa-me pela minha modéstia. 

Beto: O abuso sexual com garotos e garotas está muito forte no mundo inteiro, qual é a sua opinião sobre? E o tráfico (seja de drogas ou de pessoas)?
R:  O abuso sexual, seja com crianças ou adolescentes dos dois sexos, se faz presente há muitos anos, com que faz isso se passar de geração a geração. Em alguns países isto se fez muito presente em guerras civis ―  Relatei sobre a prostituição e abusos de menores de idade nas guerras civis em alguns países árabes em Diamante – Do medo a luxúria. Nunca sofri abuso sexual, mas sofro do mesmo jeito que os abusados sofrem, pois mexe com meu psicológico e não aceito que isso dure mais e mais anos. O Brasil é um dos países que mais se registram estupros e abusos de crianças e adolescentes no MUNDO, e isso tem que acabar. As crianças que sofrem abuso, perdem a infância e entram no mundo obscuro do sexo. Isso é citado em alguns filmes falando sobre este tema ―  Não me recordo dos nomes deles ―, mas foi através das reportagens nos canais de TV aberta e de pesquisas de depoimentos na INTERNET, que comecei a escrever Diamante. O tráfico de drogas ou de pessoas já foi abordado na novela SALVE JORGE, porém, precisa ser abordado em livros e em todos os meios de comunicação. Este assunto é sério, e poucas pessoas abordam sobre este assunto, que na minha opinião é importantíssimo, pois se trata de nossos amigos, parentes ou conhecidos que entram nos mundos das drogas ou são sequestradas e traficadas para outros países, onde serão obrigadas a se prostituírem ou ser escravas sexuais de grandes empresários ou Shakes árabes. O tráfico precisa urgentemente ser extinto, para que mães e pais de famílias, parem de sofrer e morrer aos poucos. Isso vem acabando cada dia mais com as famílias brasileiras ou estrangeiras. Precisamos acabar com as drogas e o tráfico de pessoas o mais rápido possível. Se não fazemos isso, viveremos uma época de sofrimento e lágrimas. Temos que pensar, não somente nos sofrimentos das famílias que sofrem pelas drogas ou tráfico humano, mas temos que pensar pela nossa. Sobre o que não queremos que não aconteça em nossas famílias, devemos obrigatoriamente pensar nas famílias dos outros.

Beto: Me dissera que terá certos assuntos que abordará com mais intensidade, em que pouco foi explorado. Quais são e por quê?
R: O assunto que falei, não posso revelar ainda ―  Me perdoem leitores ―, mas tenho outros que vou abordar, que são: Religião versus Homossexualidade, corrupção, o primeiro amor, a primeira vez e sobre a ditadura militar no Brasil (Será falada em certa passagem da próxima obra a ser publicada). Mas o assunto que falarei que não vou revelar, posso dar uma dica: Se passará numa época onde as pessoas eram religiosas e preconceituosas, mais do que é hoje atualmente. E o protagonista vai sofrer pela escolha que terá que fazer. Sim. Ele terá duas opções a escolher, e cada uma terá uma consequência em sua vida pessoal e social. Mas vou logo avisando que não será HOT.

Beto: Teve incentivo familiar?
R: Não. E não quero falar sobre este assunto. Me desculpem leitores e BETO.
Beto: Além desse livro, você tem alguns contos. Pode nos contar como foi escrevê-los?
R: Os contos fui escrevendo pelos temas mais conhecidos, como, por exemplo, chefe e funcionário, colegial, bruxas e lobisomens. Eu escrevia e guardava eles no meu PC de mesa. Eu sempre escrevia quando não tinha nada o que fazer, atualmente tenho dois contos publicados e os outros estão sendo revisados e reescritos. Mas o meu preferido conto, é o do chefe. Saberão o porquê. Uma comédia que escrevi e um pouco de drama.

Beto: Já que o tema de seu livro é um gay. O que acha dos personagens gays das novelas? Recentemente teve dois beijos gays em novelas e isso repercutiu muito. O que acha?
R: Acho que poderiam explorar mais e fazer protagonistas gays e, aliás, os beijos poderiam ser de língua e mais realísticos, e não um simples “SELINHO” como em Amor a vida ou América. Acho que deveriam abordar mais sobre gays e religião, nos seus embates de cada dia. Explorar esses dois lados e deixar o espectador decidir qual lado defende e qual acusa. Não deixando um lado prevalecer.

Beto: O que você acha da mitologia moderna, que nasceu com a J.K Rowling e se espalhou por 
diversos escritores, fazendo os monstros serem bons?
R: Ótimo! Devemos sempre nos renovar e inovar na literatura de fantasia e em outras, e não ficar na mesma COISA OU CLICHÊ de sempre. Sempre inovando e criando algo novo para os leitores.

Beto: Tem algum sonho que ainda não concluiu?
R: Ter a versão física de meus livros e eles em ebooks na Amazon.

Beto: Como se vê daqui cinco anos?
R: Não consigo imaginar e nem planejar, pois não sei como estarei daqui a cinco anos. Mas eu sei o que espero para o AGORA. Escrever e ter risos, lágrimas e raiva dos meus leitores enquanto estou vivendo. Isso é o que vejo AGORA.

Beto: Tem algum projeto literário em mente? Pode compartilhar conosco?

R: Sim. O projeto literário que estou escrevendo e desenvolvendo se chama Sabor de Pecado, onde desenvolverei um romance entre um homem maduro e um jovem, em que se encontram em certo lugar e a partir daí há o pecado da luxúria, é cometido sem culpa entre os dois da forma mais erótica possível.

Beto: Pode aconselhar os novos escritores?
R: Sim. Aconselho a nunca desistir do que gosta de escrever, nunca desistir da primeira crítica destrutiva. Sempre melhorar a escrita e revise sempre. O sucesso nunca vem cedo para nós escritores, vem de lutas e batalhas travadas entre nós mesmos, mas logo depois disso, vem suas recompensas e reconhecimento pelo o que fez

Beto: E para os leitores? Algum contato?
R: Nunca deixem de ler algum livro no Wattpad por erros gramaticais ou se são fanfics. Sempre leiam pela temática e o que o autor quer transmitir através da história. Não devemos nunca julgar um livro pela capa, antes de ver seu conteúdo. Nós podemos nos arrepender por causa disto.
Podem me encontrar no:
 Instagram: alessandrofonseca58
Wattpad: Alessandro16fonseca

Beto: Para finalizar: De Alessandro para Alessandro?
R: Você é lindo, maravilhoso e um ótimo escritor. Não ligue para os Haters e nem para os escritores recalcados iniciantes, têm inveja de seu talento e reconhecimento. Os seus leitores te amam e eu também.

Beto: Agradecemos por nos responder! Esperamos que todos os seus projetos como escritor possam ser alcançados! Continue sempre no caminho; e como diz a música de um cantor pop “Nunca diga Nunca”! Abraço!

R: Ownnnn Obrigado Beto! Espero que algum dia em breve, seja reconhecido pelo trabalho que faz no mundo literário. E desejo saúde, paz, felicidade e acima de tudo Coragem para seguir em frente, para alcançar seus sonhos e projetos. Obrigado!

O que acharam da entrevista? Gostaram? Não deixem de curtir nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/estudioliterario1/  e não deixem de nos seguir aqui no blog! 

Até mais!


2 comentários: Leave Your Comments

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores