background img

Entrevista com Icaro Trindade, autor de "Garoto a Venda"

"Foi no Wattpad onde muitas pessoas me conheceram e, de boca em boca, recomendaram meu trabalho a novos leitores. Sou muito agradecido aos meus leitores de lá, sem eles Icaro Trindade não existiria"- Icaro Trindade


Blog: Estúdio Literário
Escritor: Icaro Trindade
Editora: Independente (Amazon)
Entrevistador: Beto Santos


Escritor natural do estado do Rio Grande do Sul, da cidade de Passo Fundo, de vinte anos de idade, casado, do signo de aries. seu livro mais conhecido e amado é "Garoto a Venda", que é uma trilogia lançada independente pela Amazon. 




Beto: Olá Icaro! Você é um dos escritores que mais tive vontade de entrevistar! Está sendo uma honra ter essa conversa com você! 
R: Eu que fico honrado, muito obrigado pelo convite!

Beto: De onde veio a vontade de se tornar escritor?
R: Veio desde o momento que comecei a ler, principalmente quando tive maior acesso a internet e conheci obras de autores brasileiros, que publicavam seus trabalhos em blogs ou comunidades no Orkut. Despertou em mim um desejo imenso de também contar história, coisas que eu gostaria de ler, mas que ninguém escrevia.

Beto: Quem são seus escritores favoritos? Tem algum livro em especial?
R: Eu sou bastante eclético em minhas leituras e gosto sempre de conhecer autores novos, leio desde livros infantis até histórias mais densas e pesadas, então existem muitos autores que me conquistaram com seus textos. Mas já que é para citar nomes, dos mais conhecidos (e que não são nacionais) diria que meus favoritos são JK Rowling, Stephen King, Arthur Conan Doyle e Mark Twain. Os autores nacionais é um pouco mais difícil de listar, pois são MUITOS! (Sinto até medo de esquecer alguém rsrs’), mas vamos tentar: Josiane Veiga, Luke Marceel, Marja, Robson Gabriel, Wiliam Nascimento & Gabo Marcos (são uma dupla incrível), Yule Travalon, Silvio Antônio... Como disse, são váaarios. Sinto cada vez mais orgulho da literatura nacional, que está se mostrando tão boa (às vezes, melhor) que qualquer outra.

Beto: Sempre quando lemos um livro e vemos um filme, ou até mesmo ouvimos uma musica algo nos inspira. O que te inspira?
R: Tudo me inspira, (risos). Sempre fui uma pessoa que consome muitos livros, quadrinhos, séries, animes, música, filmes e jogos. Então, quase sempre vejo novas possibilidades em tudo. O famoso “eu faria um pouco diferente...”.

Beto: O que você acha da literatura Brasileira? 
R: Cada vez melhor. Como disse anteriormente em uma das perguntas, a literatura nacional não deve nada a qualquer outra, temos autores incríveis em todos os gêneros. Sejam publicados por editora ou independente. Basta que os leitores deem uma oportunidade para perceber o que estão perdendo.  Esse ano estou tentando ler mais, já que durante 2015 estive mais tempo escrevendo e minha meta de leitura está cheia de livros nacionais para conhecer. Tenho certeza que vou me surpreender ainda mais.

Beto: E o que me diz da literatura sincretista religiosa nacional, ou seja, os escritores religiosos que são muito conhecidos, como o espírita Chico Xavier, o pastor RR Soares e o padre Marcelo Rossi?
R: Não é segredo para ninguém que, apesar de não seguir nenhuma religião oficialmente, sou bastante religioso e gosto muito do assunto. Quase metade dos meus livros em casa são esotéricos ou espiritualistas, então gosto muito desse tipo de literatura. Mas dispenso obras sensacionalistas que visam denegrir a imagem e disseminar ódio contra outras religiões (ou não religiosos e ateus) e minorias, como negros e a própria comunidade LGBT. Religião deveria ser sobre amor e tolerância.

Beto: Além da profissão escrever, tem mais alguma?
R: Faço também trabalhos como capista para outros autores, então sinto-me privilegiado em poder trabalhar somente com aquilo que amo. 

Beto: Como um Psicoterapeuta Rencarnacionista você nunca escreveu um romance que falasse sobre o assunto, por quê? Falta de inspiração?
R: O Icaro é um pseudônimo criado para meus livros de ficção. Se um dia eu escrever algo voltado a minha formação como Psicoterapeuta Reencarnacionista, sairá pelo meu nome real. Mas no momento não tenho planos para isso. Assumo que estou um pouco afastado da área, tanto pelo fato de estar longe da minha cidade natal, onde cursei e tinha contato com outros profissionais, quanto por estar focado na escrita.

Beto: Qual é o significado do codinome Icaro para você?
R: Queria poder dizer que veio da mitologia grega para ficar bonito, mas estaria mentindo. Foi apenas um nome que achei para separar o meu eu pessoal, do meu eu escritor. Nada de especial por trás do nome.

Os Livros:

Beto: Como começou o desenvolvimento do seu primeiro livro? Quantos anos você tinha? Publicou ele?
R: Eu comecei escrevendo “séries virtuais”, aos 13 anos, que nada mais eram do que roteiros de seriados fictícios. Havia até elenco, trilha sonora, abertura e outras coisas assim. Isso lá em 2009/20010 no falecido Orkut. Mas nunca cheguei a concluir nenhuma, sempre tive esse problema: começava as coisas, mas não terminava. A minha primeira tentativa de livro mesmo foi há um pouco mais de dois anos atrás e também não finalizei. Esse você conheceu e acompanhou, inclusive, me cobra o final até hoje, (risos). Deve ganhar sua conclusão esse ano, quero muito reescrever, pois sinto um carinho enorme por aqueles personagens. Posso dizer então que meu primeiro livro concluído foi Lua Escarlate, que foi publicado por uma pequena editora (Editora Maresias) e depois de forma independente. Eu tinha 18 anos.

Beto: Sabemos que o livro Garoto a Venda é sucesso no Amazon, de onde saiu tanta inspiração para escrever aquele romance?
R: A ideia central do livro eu não criei, veio de um anime chamado Okane ga Nai, onde um garoto é vendido pela máfia para um cara rico devido dívidas de um parente. Eu simplesmente detesto, (risos)’. Por isso surgiu Garoto à Venda, que também fala sobre um garoto vendido, mas sob circunstâncias diferentes. Meu livro foca completamente nos personagens e na relação entre eles, que se desenvolve a partir da Síndrome de Estocolmo do protagonista.

Beto: Li o segundo livro, que semana que vem irei postar a resenha dele, e posso já adiantar, mesmo sendo a mesma história, você conseguiu passar outra visão. Só tenho a te elogiar. Qual é o segredo deste sucesso?
R: Compra-se Garoto surgiu para mostrar quem era Eric o tempo todo e o que se passava além do campo de visão de Ianto. Muito do que ele narrava e acreditava, não era verdade ou estava distorcido. Gostei muito do resultado final do livro e muitas pessoas consideram-no melhor que o antecessor. Agora sobre o motivo do sucesso, me pergunto até hoje (risos).

Beto: Por que escolheu publicar independente?
R: As vantagens são inúmeras. Maior liberdade criativa (eu sou meu próprio chefe), controle total sobre quantas pessoas leram/compraram e, principalmente, maior retorno financeiro. As editoras costumam pagar muito pouco (ou quase nada) para seus autores e em vários casos, é o autor que paga para ser publicado. Diferente do que acontece na publicação independe. Claro, você ainda vai gastar dinheiro se precisar de revisão, capa e essas coisas, mas se você for como eu (1001 utilidades), poderá publicar de graça e ainda ganhar bem com isso. Antes de lançar Garoto à Venda, não achava que fosse possível viver de escrever, mas hoje é uma realidade. Não ganho bem, longe disso, mas tiro mais com meus livros e capas que meus colegas de faculdade, que trabalham como atendentes de telemarketing.  Mas é só uma questão de tempo para eu ir bem além, afinal não me falta motivação e força de vontade.

Beto: Como foi esse processo de publicação? O que o wattpad ajudou?
R: Como disse antes, eu faço tudo, então, é um trabalho árduo. Escrever, revisar, formatar, fazer capa e divulgar não é para qualquer um, mas no fim, vale a pena. Nada me deixa mais feliz e recompensado do que ver as pessoas lendo o que escrevi.
O Wattpad me deu visibilidade e, principalmente, motivação para escrever. Se eu tivesse lançado meu livro diretamente na Amazon, duvido muito que tivesse alcançado o mesmo resultado. Foi no Wattpad onde muitas pessoas me conheceram e, de boca em boca, recomendaram meu trabalho a novos leitores. Sou muito agradecido aos meus leitores de lá, sem eles Icaro Trindade não existiria
.
Beto: Esperava essa repercussão dos leitores para com seus livros?
 R: De jeito algum. Até hoje não entendo como de um “momento para o outro” pulei das 500 leituras no Wattpad com Lua Escarlate para os 100 mais vendidos da Amazon com Garoto à Venda. E, principalmente, obtendo tão boas avaliações; nenhum dos meus livros tem média menor que 4.2/5 na Amazon. Tenho muito orgulho de tudo que conquistei.

Beto: Teve incentivo familiar? Seu esposo te ajudou?  Te inspirou?
R: Tive e muito. Minha mãe é minha maior fã, sempre que me liga (estou morando a 5 horas da casa dela), pergunta sobre o que estou escrevendo e me dá maior apoio, até mesmo compartilhando minhas publicações. Podemos dizer que é a mãe mais orgulhosa da rua, (risos). Meu marido também me incentiva bastante e foi ele quem me disse “Foca em escrever. Deixa que eu trabalho pra manter as coisas, até você conseguir ganhar mais com seus livros” e hoje estamos aí dividindo as contas.  Se não fosse por ele, todos esses livros não existiriam. Estaria trabalhando e estudando, com muito pouco tempo para escrever.

Beto: Por que tanto erotismo nos livros?  Sexo é algo que te da inspiração?
R: Sem dúvidas. Eu amo sexo. É difícil para mim escrever algo e não inserir uma cena ou outra quente, pois assim como nós, meus personagens também sentem desejos e é sobre isso que gosto de escrever. É algo natural, pensamos e falamos sobre o assunto o tempo todo, por que me limitaria a não escrever?

Beto: Além da trilogia de Garoto a Venda, temos também a Lua Escarlate. Como está sendo desenvolver um tema tão complexo como a fantasia e a homo afetividade no mesmo livro?
R: Em Lua Escarlate é onde consegui explorar melhor a sexualidade dos meus personagens e tenho muito orgulho do resultado. A trama sobrenatural se mescla as descobertas e novas experiências que costumam surgir na adolescência, em meio a mistérios e mortes. Não foi fácil, escrever um livro nunca é, mas eu realmente amo o resultado. Para quem só teve contato com Garoto à Venda, vale a pena conhecer.

Beto: Já que os temas de seus livros sempre são os gays. O que acha dos personagens gays das novelas. Recentemente teve dois beijos gays em novelas e isso repercutiu muito. O que acha?
R: Eu não acompanho novelas, mas acho bacana que esteja surgindo mais espaço para personagens LGBT’s e que beijos gays agora aconteçam com maior frequência. Quanto mais visibilidade, melhor.

Beto: O que você acha da mitologia moderna, que nasceu com a J.K Rowling e se espalhou por diversos escritores, fazendo os monstros serem bons?
R: Eu escrevi Lua Escarlate, sou suspeito para falar (risos).

Beto: Tem algum sonho que ainda não concluiu?
R: Vários, mas o maior deles é tornar-me bastante conhecido através meus livros.

Beto: Como se vê daqui cinco anos?
R: Se os deuses quiserem, formado e ainda escrevendo, com vários livros de sucesso publicados. Torçam por mim!

Beto: O que tem a dizer para os novos escritores?
R: Não desistam. Agarrem-se aos seus sonhos, ignorem as pessoas que não acreditam nas suas capacidades e deem o melhor de si. É um caminho árduo, mas é possível vencer. Você tem apenas que acreditar!

Beto: E para os leitores? Algum contato?
Sempre tento manter contato com meus leitores, então não é novidade que amo a todos.
Quem quiser me acompanhar:
Snapchat: icarotrindadelg

Bate e volta:Direi algumas palavras e você responderá com o que vier em sua mente:


Beto: Paixão...

R: Livros
Beto: Lugar:
R: Casa da minha mãe.
Beto: País:
R: Brasil
Beto: Um livro:
R: Sobre a Escrita – Stephen King                                           
Beto: Uma música:
R: É o Poder – Carol Conka
Beto: Um filme e uma novela:
R: Hoje eu Quero Voltar Sozinho e Rebelde (saudades terceira série)

Beto: Para finalizar: De Icaro para Icaro?
R: You better work bitch!


Beto: Obrigado por nos responder à todas as perguntas! Que seus objetivos sejam alcançados. Nós, escritores do Estúdio Literário e leitores desejamos a ti toda sorte do mundo. Que todas as divindades o ilumine!

O que acharam da entrevista? Gostaram? Não deixem de curtir nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/estudioliterario1/  e não deixem de nos seguir aqui no blog! 

Até mais!


Um comentário: Leave Your Comments

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores