background img

Entrevista com o Escritor e estudante de Psicologia Fauzy Hayek

"A escrita e a psicologia andam de mãos dadas comigo, sem uma delas sou incompleto" - Fauzy Hayek


Blog: Estúdio Literário

Escritor: Fauzy Hayek

Editora: Independente

Entrevistador: Beto Santos


Fauzy Hayek tem 17 anos, é do signo de câncer e solteiro. Escritor natural do estado da Bahia, da cidade de Juazeiro. Escreveu o livro "O Mistério da Estrela", lançado na Internet pela plataforma de leitura Issuu. Muito critico, o escritor e estudante de psicologia nos conta um pouco sobre sua vida literária. 


Beto: Olá Fauzy! É uma honra poder conversar com você! O Estúdio Literário está muito feliz!
R: Ah, eu que me sinto honrado em poder está sendo entrevistado pelo blog. Se o Estudo Literário está feliz, eu estou mais ainda (risos).

Beto: Para começar, de onde seus pais tiraram esse nome? Muito diferente, porém, na minha opinião, bonito!
R: Hum, o meu nome não é bonito, ele é lindo. Esse nome é de origem árabe, significa “o que sabe vencer” e foi colocado pelo meu pai, isso até mostra bom gosto, pois amo meu nome e agradecerei a ele pro resto da vida.

Beto: De onde veio a vontade de se tornar escritor?
R: Não há vontade. Se eu fosse para escolher ser escritor eu certamente iria aceitar, mas acho que a escrita seja algo que vem do inconsciente humano, é uma vocação, ou dom. Não sei explicar, quando alguém souber descrever o amor pela escrita em palavras eu quero ler esse artigo, vai que eu me identifico e acabo usando como resposta para perguntas posteriores. Inclusive, na minha opinião, ninguém se torna e escritor e sim nasce escritor.

Beto: Quem são seus escritores favoritos? Tem algum livro em especial?
 R: Meus escritores favoritos, eu divido entre nacionais e internacionais. Os nacionais são Ariano Suassuna, Machado de Assis e Jorge Amado, mas se for para escolher entre um dos três eu fico com o Ariano, já leu alguma de suas obras? Caramba, o cara era sensacional, expunha a cultura nordestina de forma maravilhosa, sem falar nos grandes ensinamentos filosóficos presentes nas obras. Os internacionais são Dan Brown e J. K. Rowling, afinal, como não gostar da Rowling? Desculpa o termo mas a mulher é foda, ela não só escreveu a melhor saga de todos os tempos, como também escreve livros policiais que são minha preferência literária. Há autores como John Green, David Levithan e outros que eu curto bastante.

Beto: Sempre quando lemos um livro e vemos um filme, ou até mesmo ouvimos uma música algo nos inspira. O que te inspira?
R: A alma. Tudo parece ter alma e vida própria. As emoções presentes nos personagens é algo fantástico e real, não tem como não se apaixonar.

Beto: O que você acha da literatura Brasileira? 
R: Fantástica, o que me dói o coração é saber que ela é muito desvalorizada, principalmente pelos mais jovens.

Beto: E o que me diz da literatura sincretista religiosa nacional, ou seja, os escritores religiosos que são muito conhecidos, como o espírita Chico Xavier, o pastor RR Soares e o padre Marcelo Rossi?
R: Sincretismo pra mim é falta de respeito. Você certamente conhece a história do sincretismo e saber que ele existiu para que os negros disfarçassem seu culto aos Orixás. Isso era escravidão, ela já passou e não há mais necessidade disso. Sincretismo, na minha opinião é como diz a Ialorixá Baiana Mãe Stella de Oxóssi: Quem muito mistura nada aprende. Quanto aos autores, você percebe que todos falam de cristianismo? Pois é, quando a literatura for humilde como o Jorge Amado e muitos outros e falarem de coisas lindas como o Candomblé ou qualquer outra religião que tragam ensinamentos que não sejam forçados, terá o meu valor. Enquanto não me provarem o contrário, eu continuarei tendo a mesma visão. O bom é que alguns livros (como os do Chico) são doados para caridade. Mas se o foco for proselitismo religioso, e abomino e não tem o meu valor.

Beto: Além da profissão escrever, tem mais alguma?
R: Profissão não, porém sou estudante de Psicologia, A escrita e a psicologia andam de mãos dadas comigo, sem uma delas sou incompleto
Os Livros:

Beto: Como começou o desenvolvimento do seu primeiro livro? Quantos anos você tinha?
R: Eu juro que não lembro, sou do tipo de gente que as vezes escreve histórias completas e depois descarta. Quando e vejo já comecei, não tenho noção de como começo e muito menos a idade em que eu comecei a fazer isso.

Beto: Estava lendo a sinopse de seu livro (ainda não publicado) chamado “O Mistério da Estrela” e ele se releva ser policial. Por que não publicou ainda? Só pela sinopse eu já me interessei!
R: Inclusive ele não está mais na editora, pedi que cancelassem a análise. Não sou cachorro para não ter e-mails respondidos. Vou tentar outras editoras, ainda não foi publicado o livro físico porque nunca enviei mesmo, mas o digital está disponível na plataforma Issuu de leitura digital para quem quiser ler e fazer Download. E não é pelo fato de ter sido escrito por mim, mas a história está maravilhosa e vale a pena ler.

Beto: Como disse na pergunta anterior, seu livro é policial, se inspirou na Agatha Christie?
R: Não muito, até amo a rainha do crime, mas minhas inspirações são outras.

Beto: Nunca pensou em começar a publicar pelo wattdap? Muitos escritores ficam conhecidos por lá!
R: Eu comecei por agora, estou publicando um capítulo por dia.

Beto: Tem incentivo familiar?
R: Desde a infância minha mãe me entupia de livros, e deu no que deu.

Beto: A sinopse do outro livro que escrevera mostra que é de poesia. O que te inspira a escrever poemas?
R: A vida, a natureza, as relações humanas e o amor, ah, o amor, o que seria do ser humano sem ele?

Beto: Falando em poesia, um dos poetas que eu mais gosto é o De Azevedo, o que acha dele?
R: Um grande poeta e um marco, porém não faz parte da minha rotina de leituras.

Beto: Me disse uma vez que gosta da temática gay, nunca pensou em escrever um livro sobre?
R: Eu gosto, a diversidade e a aceitação da mesma é a chave para uma sociedade e evoluída e livre do machismo.

Beto: O que acha dos personagens gays das novelas? Recentemente teve dois beijos gays em novelas e isso repercutiu muito. O que acha?
R: Não gosto de muitos, geralmente as novelas, principalmente as da Rede Globo, rebaixam não só os gays, mas também as transsexuais. Põem os personagens apenas como “uma bicha” ou um “traveco” e não mostram acima de tudo que são seres humanos. Quanto ao beijo, é legal, mas ainda precisa de mais.

Beto: O que você acha da mitologia moderna, que nasceu com a J.K Rowling e se espalhou por diversos escritores, fazendo os monstros serem bons?
R: Há uma diferença entre Mitologia e Conto heim. Harry Potter não é mitologia moderna não, é uma forma de aceitação da bruxaria e dos mitos antigos, A Rownling é ídolo e não mito. O Sr. Potter é uma revolução nos contos infanto-juvenis, recomendo de mais. E se não for Sonserina, é sangue ruim (falo mesmo). (risos).

Beto: Tem algum sonho que ainda não concluiu?
R: Algum? Tenho um milhão, mas não realizarei todos e sim os que são suficientes para mim.

Beto: Como se vê daqui cinco anos?
R: No mínimo um Bacharela em Psicologia e um livro físico publicado. Feliz, amado e feliz de novo.

Beto: Tem algum projeto literário em mente? Pode compartilhar conosco?
R: Se prepara, tenho muita poesia pra ser publicada.

Beto: Por que resolveu estudar psicologia? Acredita na parapsicologia?
R: Porque simplesmente amo estudar a mente humana, o Tio Freud é fantástico. Parapsiclogia na minha opinião é desnecessária. Ou estuda a mente, ou estuda a espiritualidade. São coisas diferentes. Talvez eu mude de opinião, mas creio que seja muito difícil.

Beto: Tem alguma religião? Pode nos falar sobre ela?
R: Sim, Sou Wiccao e não vejo necessidade de falar de Wicca aqui.

Blog

Beto: Começará a escrever para o nosso blog. Conte-nos qual é a sua proposta para os leitores!
R: Muitas, resenhas maravilhosas, estão preparados para se questionar sobre a personalidade dos personagens? Isso vai ser muito legal, pode crê.

Beto: Pode aconselhar os novos escritores?
R: Eu? Imagina, estou começando agora, deixa isso pra quem ta mais na frente que eu.

Beto: E para os leitores? Algum contato?
R: Claro, se quiserem me achar, estou no Facebook, é só me procurar lá (Fauzy Hayek) ou por e-mail também: writer.fauzy.hayek@gmail.com

Beto: Para finalizar: De Fauzy para Fauzy?
R: Nem queira saber o que eu converso comigo mesmo. Mas de Fauzy para Fauzy, eu espero dele muito mais que ele imagina.

Beto: Obrigado por nos responder à todas as perguntas! Que seus objetivos sejam alcançados. Nós te desejamos tudo de bom e esperamos que você publique logo seus livros. Precisa mostrar ao mundo seu talento como escritor! Um abraço!
R: Eu é que agradeço pela linda oportunidade de ser entrevistado e ser convidado para fazer parte da equipe do Blog, valeu mesmo.

O que acharam da entrevista? Gostaram? Não deixem de curtir nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/estudioliterario1/  e não deixem de nos seguir aqui no blog! 

Até mais!


0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores