background img

Entrevista: Clayton Camargo


"Conquiste o primeiro leitor com sua obra, que é você mesmo. Se estiver satisfeito com o que escreveu, relaxa, vão aparecer pessoas que pensarão como você, com o mesmo gosto que você tem, e siga sempre assim. " - Clayton Camargo


Blog: Estúdio Literário
Escritor: Clayton Camargo
Editora: Independente (Wattpad)
Entrevistador:
Beto Santos

Clayton Camargo, mais conhecido pela assinatura no Wattpad “Clayton J.C” tem 30 anos, solteiro, da cidade de Nova Odessa-SP. Escreveu um livro infanto-juvenil em conscientização contra o uso do cerol nas linhas de pipas: A Viagem da Pipa Fênix e publica romances independentes no site Wattpad como o livro Domínio. Muito estrovertido e brincalhão, Clayton nos conta sobre seu segredo do seu sucesso como escritor.  


Beto: Olá Clayton! É uma honra poder conversar com você! O Estúdio Literário está muito feliz!
R: Opa, ta tranquilo ta favorável.  O prazer é nosso.

Beto: Quem são seus escritores favoritos? Tem algum livro em especial?
 R: Sidney Sheldon, JK Rowling e Ganymedes José. Um dos livros que me marcou foi “O Brilho de sua luz” da autora Danielle Steel

Beto: De onde veio a vontade de se tornar escritor?
R: Há anos eu pensei que isso era coisa minha, que apenas desenvolvi o gosto de ler por ter a imaginação desde pequeno muito fértil, mas cerca de uns cinco anos atrás, meu amado pai, que conviveu anos comigo e sabia do meu sonho de ser escritor nunca havia mencionado para mim que ele na sua adolescência era autor de peças de teatro na escola e que tentou ser escritor, mas por falta de incentivo e apoio de seus pais (meus avôs) ele desistiu de escrever. Quem revelou isso a mim foram meus tios. Não sei se existe alguma ligação, mas o curioso é que eu comecei a escrever histórias com a idade de 15 anos, após ter tido Leucemia, e meu pai escrevia na mesma idade.

Beto: Sempre quando lemos um livro e vemos um filme, ou até mesmo ouvimos uma música algo nos inspira. O que te inspira?
R: Tudo isso que você citou e um pouco mais. Gosto muito de seriados japoneses e animes, uma fonte de inspiração.

Beto: O que você acha da literatura Brasileira? 
R: Tem muita gente boa e com talento e pouca portas abertas para dar oportunidades. Falta mais concursos literários para revelar mais autores com seus romances a espera de ser publicado.

Beto: E o que me diz da literatura sincretista religiosa nacional, ou seja, os escritores religiosos que são muito conhecidos, como o espírita Chico Xavier, o pastor RR Soares e o padre Marcelo Rossi?
R: Como sou autor, acho que tudo é válido na intenção de proporcionar literatura no Brasil, seja em qualquer área. O Brasil é gigantesco, tem público para todos eles.

Beto: Além da profissão escrever, tem mais alguma?
R: Tenho sim. Sou vendedor.

Os Livros


Beto: Como começou o desenvolvimento do seu primeiro livro? Quantos anos você tinha? Publicou ele?
R: Meu primeiro livro foi quando tinha quinze anos, estava passando pelo processo doloroso do tratamento contra o câncer, e nas minhas idas e vindas, do hospital para casa, escrevia uma história de aventura e fantasia chamada “As aventuras da família Real” que eram todos baseados nos meus amigos da rua de casa, cada qual representava um personagem, mas eles não sabiam disso. Infelizmente não cheguei a publicar esse “livro”, mas muitos desses personagens acabaram sendo reaproveitados em outras historias minhas, ainda não publicados e em fase de acabamento.

Beto: Sabemos que o livro Domínio é sucesso no Wattpad, nunca publicou na Amazon?
R: Ainda não cheguei a publicar Domínio na Amazon, embora seja o desejo da maioria dos seus leitores que eu faça, alem é claro, de eu concluir o segundo livro dele. Mas tenho outras obras na Amazon que vendeu razoavelmente bem.

Beto: Por que escolheu publicar independente?  Qual as vantagens e desvantagens?
R: Acredito que é uma nova forma a mais de divulgar seu trabalho, e claro, de ganhar por isso. A vantagem é alem de você fazer o que você já ama, que é escrever, você pública na Amazon ou em qualquer site de venda de e-book e pode ganhar dinheiro com isso, te ajuda bastante. A desvantagem, ainda não tive o desprazer de saber, espero não me decepcionar ainda.

Beto: Como foi esse processo de publicação? O que o Wattdap ajudou?
R:  No Wattpad foi fácil o processo de publicação, e graças ao site, nossa, sem palavras, me fez sentir como o autor exerce na imaginação do seu leitor, levando-o a ler seu livro com paixão e se gostar, ele vai te elogiar e dizer: Seu livro faz parte da minha vida agora. Isso é realmente incrível e especial.

Beto: Esperava essa repercussão dos leitores para com seus livros?
 R: A gente sempre sonha antes de publicar um livro em ser lido e fazer bastante sucesso, mas nunca sabemos até a hora em que publicamos. No começo excluí duas vezes Domínio do Wattpad por ver que em duas semanas não tinha quase ninguém o lendo. Achei que ia ser um fracasso. Mas na terceira tentativa, publicando um capítulo por dia, começou a aparecer os leitores e seus comentários pedindo que eu continuasse, e atendi seus pedidos, com muito prazer é claro, e deu no que deu.

Beto: Teve incentivo familiar?
R: Só da minha mãe, que infelizmente morreu antes de ver meu primeiro livro publicado na cidade, e nunca soube de Domínio.

Beto: Por que tanto erotismo nos livros? 
R: Em geral ou nos meus? Em Domínio pelo menos só aparece cenas eróticas pra valer mesmo nos capítulos finais. Mas já adianto, adoro escrever erotismo, incrementa um pouco mais a nossa vida, a rotina do dia a dia. Faz bem a saúde emocional, acredito eu.  Antes de publicar meus livros no Wattpad eu escrevia contos eróticos e publicava em sites de pornô.

Beto: Tem algum motivo por ter escolhido a nacionalidade grega de Maycon?
R: Tenho sim, muitos fatores me levaram a escolher a nacionalidade de Maycon. Talvez o maior deles é que um dos personagens de Sidney Sheldon, no livro O Outro Lado da Meia-Noite, o O Poderoso Magnata Constantin Demiris, era grego e me apaixonei pela Grécia descrita nesse livro que me marcou muito. A personalidade de Maycon em si foi baseada em diversos personagens, mas ressalto apenas dois grandes maravilhosos de duas séries de TV. O Dr. Simpático Gregory House em House e o doce e gentil Brian Kenney de Queer As Folk.

Beto: Além de Domínio, tens mais algum outro livro que quer compartilhar conosco?
R: Até tenho mais vamos terminar a continuação do segundo livro de Domínio antes, né? Rs.

Beto: Já que o tema de seu livro é um gay. O que acha dos personagens gays das novelas? Recentemente teve dois beijos gays em novelas e isso repercutiu muito. O que acha?
R: Acho natural, embora eu me atrevo em dizer que as grandes emissoras de TV manipula isso, elas são as verdadeiras grandes culpadas em proporcionar o preconceito e a homofobia da parte dos telespectadores em suas novelas. O Beijo é algo natural, não importa o sexo em que estiver se beijando, as novelas da Globo de hoje em dia, cria-se uma grande expectativa entorno de seus telespectadores quando existem em suas novelas personagens gays, atiçando a massa de preconceito a ficar de olho se vai rolar beijo gay ou não, dando a ela a oportunidade de criticar antecipadamente, criando campanhas contra “beijo-Gay” na TV aberta. As novelas da rede globo me desculpem quem as gostam, mas estão ultimamente decepcionantes e não luta de corpo e alma pelos direitos gays em suas novelas, sem antes se prostrar diante da opinião da falsidade que é a “família Tradicional”.

Beto: O que você acha da mitologia moderna, que nasceu com a J.K Rowling e se espalhou por diversos escritores, fazendo os monstros serem bons?
R: Acho interessante. Um renovo. Porque não dar uma oportunidade do vampiro curtir um pouco de sol sem que ele fique enclausurado dentro de um porão escuro? Ou uma bruxa para provar que a vilã mesmo na história é uma fada, que fingia ser boazinha, mas era uma diabinha? Acho interessante, e tem gente que vai dizer que isso é uma forma de fazer os leitores amar o errado. Besteira na minha opinião, diria o Rúbeo Hagrid, que sempre teve uma queda pelos monstros rejeitados por todos por só julgarem pelas aparências sem se importar com o seu bom coração. Pois cada um pode ser bom, basta à gente dar uma chance.

Beto: Tem algum sonho que ainda não concluiu?
R: Sim. Sempre entro num avião, mas sempre começo a chorar e peço para descer antes do avião decolar, e nunca conclui como terminaria esse sonho (eu entendi a pergunta, e fiz uma piada, reparou?)

Beto: Como se vê daqui cinco anos?
R: Eu ia fazer outra piada, mas você com certeza iria me mandar tomar um pouco de Dolly sem gelo, então sério agora. Espero que bem de saúde, e ganhando 500 mil por mês como essas coisas que são publicadas no facebook que diz “Descubra sua profissão para o futuro e quanto você vai ganhar por mês“ Se acontecer isso, ta tranquilo ta favorável.

Beto: Tem algum projeto literário em mente? Pode compartilhar conosco?
R: Reuni numa conferência um grande encontro de autores LGBT do Wattpad para atender milhares de fãs e leitores e tirar muitas fotos, e levar bastante porrada de alguns, pois nem sempre agradamos todos os leitores com nossos livros. Seria massa, não acha?

Beto: Pode aconselhar os novos escritores?
R: Conquiste o primeiro leitor com sua obra, que é você mesmo. Se estiver satisfeito com o que escreveu, relaxa, vão aparecer pessoas que pensarão como você, com o mesmo gosto que você tem, e siga sempre assim. Nunca vai agradar a todos, então não sofra com isso, quando tentar agradar a todos, pare de escrever.

Beto: E para os leitores? Algum contato?
R: Leitores, pelo amor de Deus, quando forem ler uma obra de algum autor no Wattpad pegam leve, eu sei que cada um tem o direito de expressar suas opiniões, mas às vezes vocês pegam pesados demais, e nunca pare de ler um livro, pois o final pode compensar o que você não gostou no começo ou no meio, mas se não tiver como ler, então não saia falando para os outros mal do livro, pois o que pode ter sido ruim pra você, poderá ser bem pior paras os outros, então não avise-os, deixe-os sofrerem como você sofreu, Mané!! (risos)
Contato: me sigam no wattpad @ClaytonJC85 que lá a gente namora (SQÑ)

Beto: Para finalizar: De Clayton para Clayton?
R: Você prometeu em ir dormir antes da meia noite daqui pra frente, não esqueça disso.

Beto: Obrigado por nos responder à todas as perguntas! Que seus objetivos sejam alcançados. Nós te desejamos tudo de bom e esperamos por mais de suas histórias, você merece toda essa repercussão de seu livro Domínio! Um Abraço e até mais!

R: Valeu amigo tudo de bom, aproveitando a oportunidade: Não vai ter golpe... Vai ter é um massacre! Fora Dilma. 


O que acharam da entrevista? Gostaram? Não deixem de curtir nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/estudioliterario1/  e não deixem de nos seguir aqui no blog!  

Até mais!


Um comentário: Leave Your Comments

  1. Amei a entrevista! O Clayton é uns dos melhores autores que eu já vi e li no Wattpad. amo os seus livros e o casal Braycon. Foi através dele, que decidi postar minhas obras no Wattpad. Ele é muito especial e importante para mim e para outros autores que começaram a escrever e postar suas obras. Agradeço a ele e a outros autores experientes que me auxilia e me ajuda. Mas, especialmente, ao Clayton.

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores