background img

Ninfomaníaca

Se você procura um filme comum, este não é o filme certo para você. 

A obra de Lars Von Trier precisa de tempo, paciência e sobretudo uma mente aberta para ser analisada. Como eu disse, não é um filme comum. Suas cenas, com nudez e sexo explícito, são diretas, precisas e tensas, tudo o que é necessário para que a real mensagem seja transmitida com exatidão: a busca por sentir algo. Para você ter ideia, precisei assistir cinco vezes, cada um dos volumes, antes de começar a preparar a resenha. 



O início é conturbado. Um longo tempo sem imagens, apenas o som da chuva forte. Isto não é falta de tapes para a introdução, é apenas um momento de reflexão oferecido por Von Trier para que você relaxe, esvazie os preconceitos e se prepare para o que está por vir. Uma sacada genial. Algo ainda mais marcante em toda a película são os diálogos, longos, inteligentes, diretos e esclarecedores. O principal personagem de toda a obra, em minha humilde opinião, é Seligman, interpretado pelo sueco Stellan Skarsgård (Anjos e Demônios, Rei Arthur, Vingadores). Ele é a sintetização do espectador, ao tentar compreender o discurso niilista de Joe, vivida pelas atrizes Charlotte Gainsbourg (Samba, Melancholia, A Árvore) e Stacy Martin (O Conto dos Contos), esta na fase jovem da personagem. A forma como ele dialoga com ela a respeito da busca insana de Joe pelo prazer é, além de inteligente, tocante. 

A forma escancarada como Joe trata sua sexualidade é auto avaliada pela mesma como ninfomania - um descompasso no desejo sexual feminino, o que pode prejudicar tanto o lado pessoa quanto o ambiente profissional. Esse fogo voraz que sente a personagem a põe em situações complicadas e extremamente tensas, como no capítulo Mrs. H, onde uma esposa, vivida de forma ímpar por Umma Thurman (Kill Bill) sente o peso da traição, e escancara, da pior forma, que a vida de Joe não destrói apenas aos seus diversos parceiros sexuais. O relacionamento conturbado com Jerome, vivido por Shia LaBeouf (Transformers, Corações de Ferro), o amor pelo pai, a falta de auto-aceitação, todos estes fatores fazem de Ninfomaníaca uma obra prima, que exige cuidado e paciência.

Como eu disse no começo: se você procura um filme comum, este não é o filme certo para você. 

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Muito boa resenha!!! Esse filme requer mesmo uma mente aberta. Achei bem inteligente a forma como foi descrito. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores