background img

Resenha - Suicidas de Raphael Montes



Blog: Estúdio Literário  Resenha: Suicidas Autor: Raphael Montes  Lançamento (Brasil): 2012 Editora: Benvirá  Gênero: Policial, suspense, suicidio.
  








Sinopse: Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderá ter levado universitários da elite carioca – aparentemente sem problemas – a participar de uma roleta-russa? Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio. Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte de seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo maior comaça a se revelar. 


Olá pessoal. Tudo certo?! Hoje vamos falar um pouco sobre Suicidas o livro de estreia do escritor Raphael Montes.


Desde quando iniciei o blog em fevereiro quis falar de suicidas, já comentei algumas vezes sobre o Raphael e sobre seus livros em alguns Top 7, e com esse livro Raphael entro facilmente na lista dos meus autores favoritos, mas só agora tive tempo de falar da experiência que é ler Suicidas.
Vamos à trama: Suicidas tem uma narração completamente diferente de qualquer outro livro, pelo menos dos que eu li. Temos três narrações que vão se intercalando no decorrer da narrativa: Temos o diário de Ale, que é o personagem principal da trama, que conta os acontecimentos antes da roleta-russa; temos a leitura do caderno também do Ale, esse caderno foi escrito enquanto acontecia a roleta-russa e narra cada suicídio e tudo o que acontece dentro do porão e temos uma gravação do encontro das mães com a delegada Diana. Essas são as narrações que vão se intercalando e essa ideia foi um toque de gênio do Raphael, pois a narração dessa forma prende o leitor de uma forma inacreditável. Pois quando estamos num capitulo que está narrando os acontecimentos do porão, do nada para e volta para o diário, por exemplo, e isso só aumenta a vontade do leitor para chegar novamente naquela cena de ação. O que faz com que todos os leitores não parem de ler até chegar ao fim.
Bom, como já leram na sinopse, suicidas vai contar a história de nove jovens, na sua maioria com uma excelente condição financeira, estudantes de direito na UERJ, que se juntam numa fazenda para se matarem num jogo chamado Roleta-Russa. Para quem não sabe o que é Roleta-Russa vou explicar: Exemplificando é um jogo que seus participantes desafiam a morte. Temos dois tipos, primeiro, a Roleta-Russa de carro, que nada mais é, que quando um carro está parado numa travessia no sinal vermelho, o motorista simplesmente acelera o carro, podendo ser atingido por outro na hora que ultrapassa o sinal vermelho. E a Roleta-Russa da nossa história que os jogadores pegarão uma arma com tambor, colocara uma bala, e como ninguém sabe onde a bala está qualquer um pode ser o morto da vez, e assim vai em cada rodada, até sobrar um suicida que terá o direito de escolher entre a vida e a morte.
 Então nós temos esses nove jovens, quase todos ricos, que se juntam para se matar, e é aí que a história é desencadeada. Eu não tenho mais o que falar. A narração do Raphael é perfeita e muito envolvente, embora seja uma leitura tensa, você não conseguirá parar de ler até chegar ao final, e que final. Eu não imaginava como o livro terminaria e o jeito de como terminou foi fantástico, e as duas últimas palavras foram fodas, desculpem o palavreado, mas esse final foi o melhor final que já li na minha vida, fantástico. Então, caso você leia Suicidas não olhe a última página.
Enfim, essa é a resenha de hoje, espero que gostem da minha dica, a você que gosta de livros com uma boa dose de suspense, cheias de reviravoltas do início ao fim, que gosta de sangue, sugiro que leia Suicidas. Tenho certeza que irá gostar. Pessoal só peço que não se esqueçam de se inscreverem aqui no blog e curtirem nossas redes sociais até mais!!











Marlon Souza, idealizador e co-criador do Estúdio Literário, está a vias de lançar seu primeiro romance "Às vezes até se tudo der errado, pode ser bom!", pela editora Autografia.


2 comentários: Leave Your Comments

  1. Que loca a resenha. Gostei mt viu.
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores