background img

Momento Nona Arte: It's a Bird


Boa tarde, meus queridos leitores.

Perdão por sumir e lhes deixar preocupado. Tive algumas mudanças na minha rotina e não pude dar o foco necessário aos textos do blog. Obviamente, eu pretendo compensar por isso, pois agora tenho espaço pra ler um monte de coisa. Tenho muita coisa legal pra indicar ainda.

Aproveitando que já declarei minha paixão pelo Superman, resolvi confirmar meu amor essa semana, só que com ele visto de um ângulo totalmente diferente: do autor de sua revista.

É UM PÁSSARO!

É UM AVIÃO!

NÃO! É UM GIBI FODA!!!!


It's a Bird é uma graphic novel lançada em 2004 pela Vertigo. Escrita por Steven T. Seagle (Sandman Mystery Theatre) e ilustrada por Teddy Kristiansen (House of Secrets), essa história excepcional é um estudo de personagem misturado a auto-biografia.

Ela conta a história de Steven, um roteirista de quadrinhos que acaba recebendo uma chance única na vida, a de escrever a revista do Superman, considerado o objetivo máximo de vários escritores. Entretanto, Steven não consegue se ligar com o personagem e com o que ele representa, então ele pede tempo para pensar em como trabalhar nele.

No meio desse tempo, seu pai misteriosamente desaparece. Começa aí uma jornada para entender toda essa situação, com Steven pensando sobre o Superman de vários ângulos, enquanto lida com um segredo pesado da sua família e como ele o afeta. Ele analisa o personagem, e essa análise se mistura com sua própria vida.


A proposta é uma jornada bem íntima. Você se coloca um pouco na pele do Steven, seja no mistério da sua família, seja na análise dele do Superman. E como eu sou um pouco intelectualóide, admito, eu adoro qualquer forma de boa discussão envolvendo personagens de quadrinhos, principalmente os mais simbólicos.

Afinal de contas, eles são produtos de uma outra época, mas venceram a passagem do tempo e se transformaram em uma outra coisa. Superman se tornou mais que um personagem, se tornou um arquétipo, um símbolo, algo que venceu a passagem do tempo. E devido a isso, ele pode ser interpretado de várias formas. Em It's a Bird, Steven começa a pensar sob os mais diversos aspectos do personagem, negativamente no começo, mas logo ele mesmo vai reinventando os próprios conceitos.

Toda essa transformação é causada justamente por sua investigação do sumiço do pai e a exploração desse mistério. Pensar em como se conectar com o personagem, o leva aos poucos a se conectar novamente com o mundo. O ritmo da revista é excelente, essa transformação é natural demais.

E a arte do Teddy é, sem dúvidas, um show a parte. Ela transmite totalmente a pegada minimalista e íntima da revista, mas sem perder a beleza e o encanto da história, até mesmo contrapondo um pouco as partes mais pesadas da história.


Eu não sei ao certo se ela já foi lançada no Brasil, tenho quase certeza de que sim, mas procure essa revista, ela será uma ótima adição à sua coleção. Narrativa envolvente, personagens cativantes e visual sublime. Você vai se sentir tocado por essa história, tenho certeza que ela vai te deixar pensando bastante.

E agora que voltei com tudo, prometo voltar a escrever semanalmente, além de trazer algo bem mais leve e engraçado, prometo. Afinal, seriedade tem limites!

Por hoje é só, pessoal!

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores