background img

Rascunhos da Ju - O primeiro amor literário

E aí, galerinha do bem! Como estão? Espero que lendo muito, mas muito mesmo.
Hoje venho falar sobre o primeiro amor, mas não aquele mais comumente conhecido - atualmente - como crush. Falarei sobre aquele(a) que fez nossos corações acelerarem à simples menção de seu nome e, que até hoje, causa um frio na barriga ao ser relembrado. Sim, me refiro ao personagem literário favorito de cada um de nós. Ou, como gosto de chamar, o primeiro amor literário.
Quem nunca se apaixonou por um personagem que atire a primeira pedra! Um personagem tão perfeito que você queria que fosse real, para poder viver uma história romântica junto dele. É maravilhosa a sensação de ter a pessoa perfeita na sua vida, pena que ela não pode sair do papel, nem da sua imaginação.
Isso aconteceu comigo quando li O Morro dos Ventos Uivantes e conheci Heathcliff. No início era apenas um tímido garotinho abandonado que fora adotado pelo Sr. Earnshaw, mas conforme o romance se desenvolve, ele se mostra uma pessoa dura e bastante fechada. Com a morte de seu protetor, Heathcliff passa a ser maltratado por Hindley, filho do Sr. Earnshaw e irmão de Catherine, única pessoa que é capaz de quebrar todas as barreiras e tocar o coração de Heathcliff. 
Embora o amor entre Cathy e Heathcliff seja muito forte, a moça tem medo do que as pessoas podem falar se eles ficarem juntos, pois todos o chamavam de bastardo impuro por desconhecerem seu passado.
Após vários acontecimentos e mesmo amando Heathcliff com todas as forças, Cathy não deixa o orgulho de lado e acaba se casando com um homem rico; fato que enfurece Heathcliff que vai embora e promete retornar um verdadeiro e rico cavalheiro pronto para vingar-se de todos que o subestimaram, inclusive de sua amada.
O tempo passa, Heathcliff volta um homem rico e poderoso, se vinga de todos e faz da vida de Cathy um inferno. Mas ele nunca deixou de amá-la e é isso que faz dele um personagem único pra mim. Heathcliff era o oposto de Cathy e, ao mesmo tempo, os dois se completavam. Eram como fogo e pólvora, consumindo-se um no outro. Eram intensos.
Diante da morte de Cathy, Heathcliff se viu sozinho no mundo novamente, então amaldiçoou sua alma para que o atormentasse pelo resto de sua triste vida. E assim ela o fez, até o dia de sua morte.
Heathcliff, para mim, é e sempre será o personagem literário mais magnífico de todos os tempos!
E o seu, qual é? Conta pra gente! ;)

Beijos e até a próxima,
Ju Cardoso.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores