background img

Entrevista com a autora Bruna Pizzol

Olá pessoal! Meu nome é Giovana Martins e sou nova no blog, essa é a minha primeira postagem, espero que gostem!


Entrevistei essa semana a queridissima Bruna Pizzol, autora de Dona dos meus olhos, que respondeu todas as minhas perguntas super carinhosamente! Vem acompanhar essa entrevista:






1. De onde surgiu a ideia de escrever Dona dos meus olhos? Quais foram as inspirações que te levaram a escrita? 



A ideia de escrever alguma coisa foi de uma grande amiga minha que em 2013 pediu para que eu tentasse, na época eu disse a ela que não estava pronta para escrever, após um ano, quando passava por uma fase difícil outra amiga minha insistiu que eu colocasse no papel tudo o que estava sentindo. Então usei essas duas falas e decidi que era hora de escrever algo. De início DDMO foi um conto que postei no Wattpad e apenas algumas amigas minhas viram, elas acharam que o conto poderia virar história, então em janeiro de 2015 resolvi que tentaria e deu certo! Minha maior inspiração foi a música do cantor e compositor Nando Reis – Luz dos Olhos, desde a adolescência penso em contar uma história baseado nessa música.


2. Hoje ainda há muito preconceito com autores/livros nacionais por conta de uma sociedade de leitura já "educada" a gostar e valorizar escritores internacionais. Você, durante o processo da escrita e divulgação de seu livro, passou por algum tipo de preconceito por ser uma autora nacional?



Não. Até porque não divulguei tanto assim a minha história, apenas em alguns grupos próprios de leitura do Wattpad. Aos que conheceram a história, em nenhum momento me passou a impressão de preconceito pela escrita nacional, muito pelo o contrário, acredito que hoje em dia muitas pessoas estão cada vez mais valorizando a literatura nacional e também autores que disponibilizam seu conteúdo em redes sociais.


3. Você diz que passou por uma "noite de pesadelos" e então resolveu iniciar uma história. Conte como conseguiu tirar forças de algo ruim e transformar em um livro que tem tanto a ensinar. E na história, você relatou, na vida dos personagens, parte dessa "noite de pesadelos"?



Esses sonhos ruins se deram por conta de uma fase ruim que passei, quando mergulhei de cabeça na história do Gui e da Ana, imaginei que eles poderiam falar para mim aquilo que ninguém mais falaria, deve ser por isso que o livro traz algumas mensagens de reflexão. Transformei minha dor em algo positivo e achei que isso também poderia ser contado na história, por isso quis fazer de Ana uma mulher com alma de menina e tão fortalecida a ponto de esquecer o seu passado e ensinar que o que não nos destrói nos fortalece. Não relatei em momento algum na história minha fase ruim, tudo escrito ali foram ideias que surgiram ao longo da escrita, mas não passei por nada daquilo.


4. Um personagem que muito  me chamou atenção foi a Ana. Ela passou por diversas dificuldades, coisas que para muitos são insuperáveis. Ela tinha tudo para desistir e tomar outro rumo na vida, mas ainda assim preferiu acreditar no amor. Como teve inspiração e como foi relatar isso aos leitores?


Penso que a Ana poderia ser amiga de qualquer pessoa, por isso quis fazer dela uma personagem marcante. A principal característica do livro é ele ser narrado todo pelo ponto de vista masculino, onde ele demonstra todo o seu amor por ela, me inspirei na escola literária que é o Trovadorismo onde as mulheres são "endeusadas" pelos seus amados e para isso eu tinha que fazer uma personagem que tivesse boas características para fazer dela essa pessoa tão frágil que fosse tão forte a ponto de fazer um homem de 30 anos que nunca conheceu o amor, se apaixonar e perceber que se não fosse por ela jamais teria sentido isso.


5. Pode me dar o Guilherme de presente?? Hehehe


Você terá que dividi-lo com várias pessoas.


6. Qual foi a parte mais divertida para você de escrever um livro, e qual foi a que você imaginou que não conseguiria continuar?



A parte mais divertida foi inserir os personagens que eu jamais imaginei que existiriam, mesmo sendo a “vilã” me diverti muito com a Michele e suas investidas em Guilherme, me apaixonei pelo Gustavo que tinha tudo pra impedir a felicidade do irmão e se mostrou um fiel companheiro do Gui. Não tive nenhum tipo de bloqueio que me impedisse de continuar, antes de sentar para escrever eu pensava muito bem em cada detalhe e isso me ajudou a prosseguir a escrita.


7. E a última pergunta sobre Dona dos meus olhos: ele será publicado como você mesma deu a notícia. Já tem uma data prévia para a publicação? Sairá em e-book também? E aos leitores que gostariam de obter o livro autografado, tem alguma maneira de conseguir isso?



O livro será lançado em setembro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, pelo que sei, depois do lançamento do livro físico, em seguida ele sairá em e-book também! Quanto aos autógrafos, isso terá de ser visto com a editora, num primeiro momento estarei lá na Bienal fazendo a sessão de autógrafos no stand da editora Tribo das Letras – Selo Métrica, após o lançamento oficial, terá que ver se a editora fará alguma sessão de autografo em algum outro lugar ou outro estado, por exemplo em São Paulo.


8. Você tem novos projetos em relação a escrita?? Pode nos contar um pouquinho sobre eles?


Tenho sim, desde Março já tenho uma ideia para o próximo projeto, ele será totalmente diferente de DDMO, a começar que ele será todo narrado pela personagem feminina, o que para mim é um pouco estranho, estava tão acostumada a escrever pelo ponto de vista do Guilherme. Mas em breve a nova história será disponibilizada no Wattpad, e também já esbocei uma outra história que também foi inspirada em uma música, só que por enquanto não posso falar muito, pois ainda está muito crua.


9. Sobre ser uma autora e ver seu sonho ser realizado deve ser algo de extrema felicidade para você. Conta um pouquinho pra gente de como está sendo isso. 


Assustador!!!! Eu não me vejo ainda como autora e sim apenas uma pessoa que contou uma história, acredito que eu ainda tenho muito o que melhorar, mas saber que para um primeiro trabalho tive um retorno tão positivo ( apesar das poucas leituras, comparadas aos grandes sucessos do Wattpad) e obter um contrato com uma editora que respeito muito é sim uma alegria sem fim, espero que consiga corresponder as expectativas dos novos leitores que conhecerão a história do Gui e da Ana.


10. Você recebeu bastante apoio e ajuda, (descobri pelas dedicações de capítulos hehehe) as mesmas pessoas continuam ao seu lado? Qual a sua mensagem para elas?



Sim, recebi muito apoio de minhas amigas, por isso dediquei os capítulos a todas que tiveram maior participação nesse processo. Todas continuam ao meu lado e as agradeço por tudo o que elas fizeram por mim, sou louca de paixão por elas e graças aos incentivos delas eu não teria chegado até aqui.


11. E aos escritores que ainda não conseguiram editoras ou ainda tem poucas visualizações no Wattpad ou Widbook, qual o seu conselho a eles?


Hahaha, eu faço parte dos autores que tem poucas visualizações, já li muita coisa que ultrapassou milhões de leituras então não posso considerar DDMO um sucesso de leituras, mas uma coisa que um amigo meu me disse marcou muito essa minha "paranoia" de adquirir novos leitores. Nem sempre vamos ter milhões de seguidores e leitores, mas devemos dar valor a aqueles que leram, votaram, comentaram e melhor ainda, receberam a mensagem que você quis passar, não importa se foram 1 ou 1 milhão, se apenas uma pessoa conseguiu captar sua essência através da sua escrita todo o esforço, o tempo sentada à frente do computador valeu completamente a pena! Aprendi que devemos fazer o nosso melhor e se ainda não tivermos satisfeitos continuar nossa busca pelo aperfeiçoamento, se não foi em uma história será em outra, mas não se importem com os números e sim com os resultados, ler um comentário de um leitor dizendo que sua história marcou a vida dela já é o melhor estímulo do mundo!


"A vida sempre vai nos dar motivos para não brilhar,e precisamos provar para ela, dia após dia,que a luz que nos ilumina sempre será mais forteque a nuvem que nos persegue." Bom dia Sol!



Bom pessoal, é isso! Espero que tenham gostado!

2 comentários: Leave Your Comments

  1. otima postagem Gio parabéns a entrevista ficou otima, ainda mais com uma autora que como nós estamos neste ramo sabemos como é!!

    Visite meu blog o reader rocket, ee acabou de voltar de um grande hiatus e precisamos muito do seu apoio <3
    http://readerrocket.blogspot.com.br/2015/05/um-novo-re-comeco.html

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal!!! Obrigada por ter me dado esse espaço, adorei fazer parte do cantinho de vocês.
    Beijos e bom dia Sol
    ;)

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores