background img

Sobre A GAROTA NO TREM de Paula Hawkins

BLOG: Estúdio Literário
LIVRO: A garota no trem
AUTORA: Paula Hawkins
EDITORA: Record
LANÇAMENTO: 2015
GÊNERO: Thriller

Sinopse: Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio por galpões, caixas-d'água, pontes, casebres e aconchegantes casas vitorianas.
    Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes - a quem chama de Jess e Jason -, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem das um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess - na verdade Megan - está desaparecida.
       Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrola dos acontecimentos mas também da vida de todos os envolvidos.
      Uma narraqtiva extremamente inteligente e repleta de reviravoltas. A garota no trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

Sobre a Autora: Paula Hawkins trabalhou como jornalista durante 15 anos antes de se tornar escritora. A garota no trem é seu primeiro romance, e chegou ao primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times e da Amazon na semana de lançamento, onde permaneceu por vários meses. Os direitos de tradução foram para 41 países e uma adaptação cinematográfia está sendo produzida pela DreamWorks. Contato: paulahawkinsbooks.com


Olá pessoal, tudo certinho? Hoje vamos falar sobre o livro A garota no Trem, romance de estreia de Paula Hawkins que está sendo adaptada para o cinema.


A garota no trem vai narrar a vida de Rachel, uma mulher que pega certo trem todos os dias no mesmo horário de casa para o trabalho. Então no trajeto que ela faz diariamente o trem faz uma pausa num dos sinais que fica justamente em frente a um conjunto de casas vitorianas. Então Rachel observa todos os dias a vida de um casal. Ela dá nome as pessoas daquela casa, e criar uma história em volta daquele casal. Então em determinado dia ela vê a Jess (nome que ela criou) traindo o marido com outro homem. Dias depois ela descobre que Megan (Jess) desapareceu e ninguém tem nenhuma informação sobre o caso, com excessão de Rachel que sabe do provável amante.

Sobre a narrativa: A garota no trem vai ser narrado por três mulheres no decorrer do livro. Rachel que tem diversos problemas, tendo o principal, a bebida. Ela é uma alcoolatra e precisa de ajuda urgentemente. Megan (Jess) que é a garota que desapareceu e Anna que é a atual esposa do ex-marido de Rachel. A casa que Rachel observa todos os dias fica na mesma rua que ela morava com o ex-marido, antes de se separar. Então temos três mulheres que terão suas vidas entrelaçadas por essa história.

As personagens tem problemas próprios e isso vai ser retratado durante a narrativa. O ponto chave dessa narrativa é Rachel, até porque ela é a personagem principal. E tudo sua resolução irá depender principalmente dela, sem mais ninguém. Mas é claro que ela é uma testemunha descartável por causa dos seus problemas com a bebida. Contudo ela se ver completamente envolvida com o desaparecimento de Megan e quer ajudar a resolver essa questão, o que faz colocar sua vida em perigo algumas vezes e quase ser presa outras mais.

A narrativa de Paula Hawkins não me agradou muito, pois tem um problema muito sério. As personagens são bastante parecidas, no caso da narração. O livro é narrado em primeira pessoa e nenhuma das três tem uma voz própria, alguma caracteristica marcante para separar uma da outra, mas tirando isso até que o livro é de fácil leitura.

Aos poucos a gente vai conhecendo outros personagens e os principais suspeitos pelo desaparecimento de Megan, que não são muitos. O livro não me surpreendeu e na metade dele eu já soube quem era o autor do crime e todo o desfecho. O livro tem quase 400 páginas e na minha opinião poderia ser contado na metade disso. Senti a falta de mais personagens, pois acho que isso ajudou a previsão sobre o final e sobre tudo o que estava acontecendo.

Não vou falar que não gostei do livro. A premissa é realmente boa, alguns personagens são bem trabalhados (principalmente a Rachel), mas outros não foram bem construidos, até que chegou ao final uma personagem central agiu de uma forma completamente diferente da qual agia desde o começo da narrativa.

Só para fechar essa crítica, algo me incomodou muito depois que terminei esse livro. Na capa dele vem a seguinte frase: "Se você gostou de Garota Exemplar, vai devorar este thriller psicológico.". Só posso dizer: NÃO. Garota Exemplar (apesar de seu início lento), é um livro superior em todos os sentidos. Desde a narrativa, até a criação de cada personagem. E A garota no trem, apesar de mediano, não consegue chegar a sombra de Garota Exemplar. E isso me fez pensar se não é por causa dessa comparação que o livro tem feito um sucesso acima da média. Enfim fica aqui minha opinião. Se você já leu e quer compartilhar sua opinião é só deixar seu comentário aqui. Até mais!




0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores