background img

Entrevista com Cris Caetano, autora de "No Píer ao Pôr do Sol" e "Princesa Naiá"

Olá pessoas que leem! Hoje vamos de entrevista!!! A nossa convidada de hoje é a Cris Caetano, autora dos sucessos "No Píer ao Pôr do Sol" e "Princesa Naiá", ambos disponíveis para leitura no Wattpad. 


Blog: Estúdio Literário
Escritor: Cris Caetano
Editora: Independente (Wattpad)
Entrevistador: Day Fernandes



Bloco 1 – Sobre o autor


Day: Olá, Cris! É um prazer ter você como entrevistada de hoje! Estou muito feliz!
R: Oi, Day. O prazer é meu e fiquei muito feliz pelo convite.

Day: Com que idade iniciou a sua vida na escrita? Sobre o que escrevia?
R: Quando eu tinha dez anos, adorava escrever. As histórias eram de fantasia, com fadas, árvores e jacarés falantes. Na época, eu tinha um professor que era um grande incentivador e cheguei até a fazer alguns “livrinhos” datilografados pela minha prima e ilustrados por mim. A dedicação a esta arte se perdeu nos contratempos da vida e quando eu estava terminando a faculdade e tive que fazer meu TCC, esta paixão que estava adormecida voltou com força total.

Day: Tem algum autor em especial que te inspirou? Se sim, quais?
R: Jane Austen e Paula Pimenta.

Day: Quais os maiores desafios enfrentados por você na hora de escrever?
R:  Um dos meus grandes desafios é criar descrições de locais e pessoas de uma forma dinâmica.

Day: O que acha do incentivo a literatura nacional no cenário atual?
R: Eu acho que está melhorando aos poucos, graças ao incentivo dos leitores e ao trabalho de alguns blogs e booktubers que ajudam na divulgação de nossos autores.

Day: Como você encontra a inspiração e ideias para suas histórias?
R: A ideia pode surgir em qualquer lugar e de situações diversas como uma conversa, uma aula, uma sonho, uma cena de filme, etc..

Day: Além de escritora, tem alguma outra profissão? Qual?
R: Sim. Sou professora de Inglês.

Day: Quais seus objetivos na carreira como escritora?
R: Gostaria de ver meus livros publicados por uma editora e distribuídos pelas livrarias.

Day: Quanto tempo da sua rotina você dedica à escrita? Tem alguma meta?
R: Quando eu escrevi meu primeiro romance, minha meta era terminá-lo em um ano. Hoje tento reduzir o tempo para seis meses. Eu escrevo relativamente rápido, mas então entro no vórtice das revisões e releio milhares de vezes, fazendo um zilhão de ajustes antes de considerar a história concluída.

Day: Muitos autores escrevem no anonimato, sem contar para seus familiares e amigos. Você recebe incentivo familiar?
R: Eu contei para todo mundo, meus pais apoiam bastante e uma de minhas primas foi a primeira a ler No píer ao pôr do sol. Acho que os amigos só vão entender que eu, realmente, escrevi um livro quando houver uma publicação impressa.

Bloco 2 – Sobre as obras




Day: Sabemos que você tem algumas histórias publicadas no Wattpad. Tem alguma delas que seja sua favorita, ou que tenha um significado especial?
R: Tenho um carinho especial por “No píer ao pôr do sol” porque foi o primeiro romance que escrevi, embora tenha sido publicado no Wattpad depois de Princesa Naiá.

Day: Como e quando você tomou a decisão de publicar seus livros em uma plataforma pública?
R: Conheci o Wattpad através de uma aluna que é fan do One Direction e estava lendo o livro After que, para quem não sabe, nasceu de uma fanfic da banda nesta plataforma.
Decidi começar a publicação como uma forma de receber criticas construtivas. Eu sentia que precisava expor meus textos para saber se o que eu escrevia, de fato, iria agradar as pessoas.

Day: Como foi a reação dos leitores? Esperava receber tanto sucesso?
R: Eu não esperava conhecer tantas pessoas legais no Wattpad. Só o fato de fazer novas amizades já fez valer a pena. Os comentários positivos dos leitores são sempre um afago no coração e as críticas me ajudam a ver o que precisa ser melhorado.

Day: Tem algum gênero em especial que você prefira trabalhar? Por quê?
R: Sou uma pessoa muito romântica, então, mesmo que eu decida escrever terror, vai acabar virando romance. Contudo, gosto de misturar seres fantásticos e situações catastróficas nestas histórias de amor.

Day: Sua obra atual, No píer ao pôr do sol, já alcançou mais de seis mil leituras no Wattpad. Como surgiu a ideia para dar início a essa história?
R: Foi durante uma aula. Estávamos discutindo sobre nossa dependência da tecnologia - ao ponto de não conseguirmos comprar uma bala no supermercado se houver uma queda no sistema - e sobre a quantidade de celulares funcionando ao mesmo tempo. Fiquei imaginando como seria se os sinais destes aparelhos fossem visíveis; de uma cor, por exemplo, azul. Haveria tantas linhas se cruzando que elas acabariam criando um campo de energia. Foi aí que a ideia da cidade Safira surgiu.

Day: Dentre os seus personagens na história, tem algum que se destaca no seu coração?
R: Dimitri foi o primeiro, então tenho um carinho especial por ele, mas gosto de todos os meus personagens, até dos vilões.

Day: Já tem projetos futuros em mente? Poderia compartilhar conosco?
R: Tenho alguns. Um deles é o primeiro livro de uma trilogia e se chama Uma flecha na Lua. Nesta história, Luana – uma moça urbana que adora moda – vai para Foz do Iguaçu em sua viajem de formatura. Ela acaba se perdendo na floresta e ficaria por lá para sempre se não fosse salva por um rapaz lindo, mas muito misterioso.
Pretendo iniciar as postagens desta história no Wattpad depois que concluir as de No píer ao pôr do sol.

Day: Sabemos que o momento de publicação de um livro é um verdadeiro desafio. O que acha que precisa melhorar no mercado editorial brasileiro?
R: Esta é uma pergunta difícil de responder porque, ao mesmo tempo que eu acho que as editoras deveriam dar mais espaço para novos autores, entendo que elas são empresas e têm em mente vendas rápidas. Acredito que quanto mais histórias de qualidade forem lançadas e mais leitores investirem em livros de autores nacionais, mais receptivo o mercado pode ficar.

Day: Além da plataforma Wattpad, divulga suas obras em outros veículos? Como tem sido?
R: Além do Wattpad, eu uso o Facebook, mas não tenho recebido muito retorno. Acho que tenho que me aprimorar na arte da divulgação.

Day: A recepção dos leitores é algo que deixa qualquer escritor ansioso. Como foi lidar com isso no começo da sua carreira?
R: Felizmente, tenho recebido poucas críticas negativas e, as que recebi foram muito construtivas, mas sempre fico um pouco ansiosa quando posto um novo capítulo.

Day: O mercado literário tem se mostrado cada vez mais diversificado. O que acha dessa abertura para novos nichos e temáticas?
R: Eu acho que tem espaço para todos os tipos de histórias.

Day: Algum recado para aqueles escritores que se veem desanimados com a profissão?
R: Todas as profissões têm dificuldades, dependem de que você se esforce e de que alguém te dê uma oportunidade. Então se é algo que você gosta, não desanime. Exponha seu trabalho, ouça críticas, faça cursos, procure sempre melhorar. Grandes obras foram recusadas por várias editoras, então nunca desista com o primeiro “não”.

Day: E para os seus leitores, o que gostaria de dizer? Algum contato?
R: Gostaria de agradecer demais pelo apoio e carinho.
Para quem quiser acompanhar minhas histórias ou entrar em contato:
Facebook:
Wattpad:

Day: Por fim, como se vê daqui a cinco anos? Quais suas projeções literárias?
R: Gostaria muito de estar com, ao menos, um dos meus livros publicado por uma editora.

Day: Cris, muito obrigado pela entrevista! Estou muito feliz por levar um pouquinho mais de conhecimento sobre você e suas obras aos leitores. Te desejo muito sucesso e que nos brinde com muitas outras obras. Abraços!

R: Obrigada, Day. Adorei a experiência de responder minha primeira entrevista e também te desejo muito sucesso.  Abraço.


Cris Caetano tem 35 anos, é do signo de libra e solteira. Natural da cidade de São Paulo. Escreveu os livros “Princesa Naiá” e “No píer ao pôr do sol” disponíveis no Wattpad.


E aí galera, gostaram? Não esqueçam de deixar seus comentários e curtir a nossa página no Facebook! 
Bjooos


0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores