background img

Resenha - O Vilarejo por Raphael Montes

Blog: Estúdio Literário
Resenha: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Lançamento: 2015
Editora: Suma de Letras
Gênero: Terror

Sinopse: No vilarejo, falar que o pecado mora ao lado é mais do que um dito popular: é uma grande verdade ameaçadora da qual os moradores se dão conta pouco a pouco. E, para alguns, é tarde demais. Como resistir ao mal? à luxúria, à ganância, à ira? Como não ceder aos pecados da carne quando o frio castiga, quando o frio e a fome tomam conta, quando uma força maior parece conspirar e rodear os moradores para que eles se entreguem a seus piores instintos.
          
A cada capítulo, conheça a história de um habitante, e como todas elas se entrelaçam para formar uma narrativa perturbadora e fascinante sobre nossa infinita capacidade de crueldade e compaixão.
         
 Em narrativas que exploram as profundezas mais sombrias da alma humana, Raphael Montes narra com destreza a velha disputa entre o bem e o mal, a vida e a morte, a tentação e a salvação.
           
Descubra o que acontece no vilarejo quando a noite cai, as portas se fecham, e sua única companhia - e seu maior inimigo - é você mesmo.


Olá pessoal, tudo certinho? O blog ficou um pouquinho em off, mas estamos voltando com força total e não podíamos começar sem falar d’ O Vilarejo de Raphael Montes, um dos melhores livros que li esse ano.

O Vilarejo é um livro de contos, especificamente sete. Esses contos são baseados em sete demônios: Asmodeus, Belzebu, Mammon, Belphegor, Satan, Leviathan e Lúcifer e cada demônio representa um dos sete pecados capitais: luxúria, gula, ganância, preguiça, ira, inveja e soberba. Cada conto representa um demônio ou pecado capital.

No início d’ O Vilarejo tem um prefácio, escrito por Raphael Montes, que conta a história de como esses contos chegaram a suas mãos, através de um sebo e que ele precisou traduzir os cadernos onde esses contos estavam escritos, que ele foi o tradutor dos contos. E isso tem um grande significado no final.

A escrita do Raphael não deixa em nada a desejar, é perfeita. Enquanto vamos lendo cada conto, mesmo se não nos lembrarmos qual pecado cada demônio representa, em poucos capítulos conseguimos associar qual é o pecado da vez.

Também no prefácio somos informados que os contos não seguem uma lógica e podemos ler em qualquer ordem. Particularmente, eu os li na ordem que estava no livro, segui reto e direto e acho que a ordem que o Raphael colocou foi fantástica e talvez se for ler em outra ordem, o enredo geral do livro não funcione muito bem.

Os contos não estão em uma ordem cronológica, tem histórias que aconteceram há anos, de outras. Personagens que são crianças em determinado conto em outros já são adultas. Então sabemos que não é algo que acontece de um dia para o outro e sim gradativamente. Um forte ponto da narrativa, além de muitos outros é o próprio vilarejo e os moradores. Acho que depois do terceiro conto, estamos tão envolvidos com o ambiente e os personagens que a leitura passa muito mais rápido.

O trabalho gráfico do livro é fantástico, as ilustrações representam perfeitamente cada conto, a diagramação. Um detalhe que achei muito bom foi as gotas de sangue em algumas páginas, nas páginas que narram as cenas mais fortes e cruéis. Isso foi um toque de gênio, seja lá quem teve essa ideia.

O final do livro é inesperado e segue a grandeza de toda a narrativa e o que falar do Posfácio? Sem palavras. O livro é foda, todos deveriam ler, principalmente fãs de terror. Raphael Monte é um gênio da literatura, e “O Vilarejo” só está aí para consagra-lo mais uma vez, como o mestre do terror brasileiro.


Pessoal essa foi a resenha de hoje, espero que gostem dessa dica. Até mais. 

3 comentários: Leave Your Comments

  1. Eu estava com vontade de ler este livro e, pela sua resenha, acho que está bem alinhado com as minhas expectativas.

    Parece ser bastante interessante e, além disso, precisamos valorizar os escritores brasileiros, e falta mesmo um quê de Stephen King por aqui.

    Sucesso,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, o Raphael tem uma escrita única e não deixa nada a desejar. Adorei seu blog ;)

      Excluir
  2. Oi,

    Gostei muito da sua resenha. Li O Vilarejo e também fui fisgada pela maneira direta do autor escrever.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores