background img

Resenha - Garota Exemplar de Gillian Flynn

Blog: Estúdio Literário
Resenha: Garota Exemplar
Autor (a): Gillian Flynn
Lançamento (Brasil): 2014
Editora: Intríseca
Gênero: Suspense

Sinopse: A mais aclamada escritora de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Aliando humor perpicaz a uma narrativa eletrizante, a trama de Garota Exemplar se desenrola em torno de uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo.
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente, trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela políciae pela opinião pública - e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy -, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?
Com sua irmã gêmea, Margo, a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? Um suspense psicológico intrincadamente construído, Garota Exemplar envolve o leitor no claustrofobico mundo de um casamento arruinado. Um livro maravilhoso e assustador sobre como a superfície de normalidade e o interior sombrio se entrelaçam a tal ponto que se torna impossível separá-los.



Olá pessoal, tudo certinho?! Hoje falarei um pouquinho da experiência que foi ler Garota exemplar da Gillian Flynn.

Garota Exemplar vai narrar o desaparecimento de Amy Dunne, a mulher que foi a inspiração para uma série de livros infantis, chamado: “Amy Exemplar”. Temos a famosa cena de desaparecimento: casa bagunçada, sumiço de pertences, etc. Logo os policiais começam a desconfiar do marido de Amy, o Nick Dunne, que era um jornalista falido que teve de voltar para a cidade natal para cuidar dos pais doentes. E ele a todo o momento dar fortes indícios de ser o verdadeiro culpado pelo desaparecimento da mulher. E inúmeras provas vão sendo encontradas no decorrer da narrativa.

Antes de mais nada, eu adorei o livro, foi um dos melhores livros que li esse ano, ele é dividido em três partes, com títulos clichês, tenho de admitir: “Rapaz perde garota”, “Rapaz encontra garota” e “Rapaz consegue garota de volta (ou vice-versa)”. Até aí tudo bem. Eu achei a primeira parte do livro um pouco arrastada, a todo momento temos mais informações, e mais provas que Nick é o culpado, sinceramente, acho que a Gillian poderia ter diminuído essa parte um pouco, pois temos uma narração arrastada e que gera certa dificuldade para continuar a leitura, mas vale muito a pena passar por essa parte.

A todo momento a autora deixa várias pontas soltas para pensarmos sobre inúmeras possibilidades, sobre os verdadeiros culpados e sobre onde e como está Amy, temos a investigação policial, a narração de Nick e alguns trechos do diário de Amy, acho que a autora errou em não por trechos da investigação policial, se tivéssemos um acompanhamento da investigação policial ou até mesmo a narração da detetive Boney, que tem uma participação muito importante durante todo o livro, acredito que essa parte arrastada teria sido menor.

Porém quando entra na segunda parte da história e somos apresentados a verdadeira história, que temos consciência do que estar acontecendo e quem é o verdadeiro culpado e como tudo foi tão planejado e como temos um crime perfeito e nossas mãos e que não sabemos para onde a história vai, ficamos desesperados para terminá-la. Os personagens são muito bem escritos, todas as histórias estão batendo perfeitamente, sem margem para erro, temos momentos de descontração. Eu achei o que a Gillian Flynn fez nesse livro muito parecido com o que Raphael Montes fez nos dois livros dele, Dando foco mais ao crime especificamente, do que a investigação desse crime. Porém o Raphael tem um talento admirável de prender a atenção do leitor desde as primeiras páginas, já Gillian, não conseguiu um começo envolvente. Mas ambos merecem aplausos pela criação de crimes perfeitos e as saídas da confusão toda que criaram. Garota Exemplar chega a um ponto que não vi outra saída se não aquela, e se a autora levasse para qualquer outra alternativa teria estragado todo o livro.

Enfim, acho que essa é a resenha de hoje. Temos um livro muito bem escrito, uma história perturbadoramente revoltante e apaixonante. Indico que todos leiam esse livro, ele é incrível e merece ser lido. Mesmo que com um início lento e pouco envolvente, temos uma grande história de amor e ódio. Leiam!!

E essa foi nossa leitura de hoje, pessoal. Não se esqueçam de se inscrever aqui no Estúdio Literário e curtirem nossas redes sociais.






Marlon Souza, escritor, idealizador e co-criador do Estúdio Literário. Está a vias de lançar seu primeiro romance "Às vezes até se tudo der errado, pode ser bom!", pela editora Autografia.


0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores